12 perguntas curiosas sobre a Páscoa

Por: Bruno Pinheiro | Publicado em 30 de março de 2015

Como sabemos, a Páscoa é a data mais importante para os cristãos, pois celebra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Esse data possui diversos costumes diferentes que estamos acostumados no nosso dia a dia, que em alguns casos, ficamos em dúvidas sobre esses costumes que acontecem somente nessa data. Foi pensando nisso que o Manual dos Curiosos preparou um artigo que tira todas essas dúvidas. Confira.

1- O que é a Páscoa?

A Páscoa é a celebração mais importante para os cristãos, pois celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. É o período que marca o mistério e o milagre da ressurreição.

Veja também
Os 7 países que possuem leis curiosas e bizarras d... Uma lei é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competen...
Qual é a diferença entre bomba atômica e bomba de ... Todo mundo sabe que existem dois tipos de bombas que são capazes de causas grandes danos: a bomba atômica e a bomba de hidrogênio. Tecnicamente, essas...
Quais os esportes radicais mais perigosos? Viver a adrenalina dos esportes radicais não é fácil para qualquer pessoa. É preciso de muita coragem e espirito de aventureiro para conseguir pratica...

2- O que é Pessach?

É a festa judaica que comemora a libertação dos Hebreus após um longo período de escravidão. Essa celebração possui oito dias de duração.

3- Como calcular a data da Páscoa?

Segundo o Concílio Geral da Nicéia, a Páscoa é comemorado no primeiro domingo de lua cheia da primavera. Como Nicéia fica no hemisfério sul, a estação que corresponde o Brasil é o Outono.

4- O que é Quaresma?

Período de quarenta dias, que vai da quarta-feira de cinzas até o sábado anterior ao Domingo de Ramos. Este tempo serve de preparação para iniciar a Semana Santa. A Igreja Católica propõe que a oração, a penitência e a caridade seja o foco do cristão ao menos durante este tempo. É o momento de se reaproximar de Deus.

O quarenta é um número simbólico que lembra o tempo que duraram diversas passagens descritas na Bíblia como os quarenta dias do dilúvio, de Moisés e de Elias na montanha, o tempo em que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública e ainda os 40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto.

5- Quantos dias dura a Semana Santa?

A semana santa tem oitos dias de duração. Vai do Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa.

6- O que significa Domingo de Ramos?

Significa a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém. Ele chegou montado em um jumento e o povo o aclamou com ramos de árvores e folhas de palmeiras.

7- O que é a Sexta-feira Santa?

Sexta-feira santa é o dia em que Jesus  foi julgado e castigado, carregou a cruz, a coroa de espinhos e foi crucificado. Com o ato de penitência, os cristãos costumam em não comer carne vermelha nesse dia.

8- O que é Quinta-feira Santa?

É o dia da última ceia de Jesus com seus 12 discípulos.

9- O que significa o Domingo de Páscoa?

É o dia da ressurreição de Jesus que trouxe a esperança de vida eterna.

10- O que significa “tirar a aleluia”?

O termo se refere à surrar algo ou alguém. É um costume antigo que se dá no Sábado de Aleluia. Como na Sexta-feira Santa há várias ações que não são aconselháveis para os cristãos, os pais deixavam de castigar ou bater nos filhos neste dia ou ainda durante os 40 dias da quaresma. Todas as traquinagens cometidas pelas crianças nestes dias ficavam sem punição. E os mais velhos costumavam prometer que iriam “tirar a aleluia” no sábado antes do Domingo de Páscoa.

11- Por que se colhe marcela na sexta-feira santa?

A tradição é que a planta seja colhida antes do amanhecer. Segundo a população, o poder de efeito dessa planta fica mais forte nesse dia . A tradição é comum apenas no estado do Rio Grande do Sul, pois tem essa planta em abundancia e começa a florescer em Abril.

12- Por que se presenteia com ovos de chocolate no Domingo de Páscoa?

No hemisfério norte a Páscoa acontece no início na primavera. Muitos anos antes desta data cristã começar a ser celebrada, na China e em alguns países da Europa era comum comemorar a chegada da primavera. Nesta ocasião, se referenciava a Ostera, a deusa da fertilidade e da primavera, que aparecia em pinturas como uma mulher de cabelos longos, segurando ovos, circundada por coelhos e lebres. Era de costume as pessoas se presentearem com ovos pintados com motivos de natureza.

Veja também:


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro
Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.
Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Youtube

Categorias
Parceiros