Sem categoria

Qual é a origem da páscoa e do coelhinho da páscoa?

26 de Março de 2017 Nenhum comentário
Qual é a origem da páscoa e do coelhinho da páscoa?



Para os cristãos, a Páscoa é a data mais importante de todas as suas celebrações. A data é um feriado que celebra a ressurreição de Jesus Cristo ocorrida após três dias de sua crucificação. O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo, precedido por um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências (Quaresma). 

A semana santa é celebrada na última semana do período da Quaresma, que inclui o chamado Tríduo Pascal, incluído a Quinta-Feira Santa, que celebra a Última Ceia e a cerimônia do Lava Pés que a precedeu. Também ocorreu a Sexta-Feira Santa, data que relembra a crucificação de Jesus Cristo.

Veja também
Qual é a maior baía do Brasil? A maior baía do Brasil é a Baía de Todos os Santos, localizada na Bahia. Com uma extensão de 1233 km² e com 42 metros de profundidade, a região é cons...
Quais são as onomatopeias mais usadas nas história... Onomatopeia são as figuras de linguagem na qual se reproduz um som com um fenômeno ou palavra. Ruídos, cantos de aves, miados, latidos e timbre da voz...
Cães e gatos enxergam só em preto e branco? Mito. Eles podem enxergar cores sim, mas de uma forma diferenciada do que os seres humanos. Diferente de nós, que possuímos três tipos de pigmentos na...

A palavra Páscoa é derivada deriva, através do latim Pascha e do grego bíblico Πάσχα Paskha, do hebraico פֶּסַח (Pesaḥ ou Pesach), a Páscoa judaica.

A celebração acontece numa data que cai entre 22 de março a 25 de abril. Essa data é comemorada por muitas nacionalidades, marcadas por diversos costumes, tradições e símbolos. Uma dessas tradições é símbolos é o Coelhinho da Páscoa e o caça ovos.

O Coelhinho da Páscoa foi introduzido na América por imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII . O coelho foi adotado como símbolo da Páscoa devido a sua alta capacidade de reproduzir e por representar o nascimento de uma nova vida. Nos povos antigos o coelho significa a troca da lua, pois para eles existia uma lua específica para a ocasião.

Uma lenda conta que uma mulher pobre havia pintado vários ovos de galinhas e os escondeu para dá-los aos seus filhos. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo pelo local e a partir daí espalhou-se que foi esse coelho que trouxe os ovos. Foi daí que várias crianças começaram a acreditar no Coelho da Páscoa.

Veja também:


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro
Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.
Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Canal Manual dos Curiosos
Youtube

Categorias
Parceiros