Testes virais do Facebook: Uma grande armadilha escondida

Testes para saber qual é o seu grande defeito, como você será daqui a 30 anos e de outros tipos, podem trazer intenções para lá de maliciosas. Pode até ser uma brincadeira inocente, mas quando o termo para realizar um dos testes virais do Facebook é aceito, imediatamente seus dados foram informados para alguma empresa pequena, violando totalmente a sua privacidade.

Armadilha preparada

Testes virais do Facebook

Antes de  realizar o teste para ver como você será daqui a 30 anos,  esses aplicativos pedem para fazer o login utilizando a sua conta do Facebook e, em alguns casos, permitem que você utilize outra rede social. Ao clicar em “fazer login com o Facebook”,  o usuário é redimensionado para uma segunda tela onde possui todas as informações que o aplicativo irá coletar da sua conta. Na maioria dos casos as pessoas não leem quais as informações que o tal aplicativo está pegando e imediatamente clicam em avançar. Não ler essas informações é um verdadeiro tiro no pé.

A maioria dos apps de testes vendem os endereços de e-mails e outras informações dos usuários. Com o endereço de e-mails em mãos, a empresa do aplicativo vende para outras empresas que acabam bombardeando a caixa de entrada de propaganda e spans. Já as outras informações pessoais que os sites de testes coletam, não se sabe o verdadeiro paradeiro e o que eles fazem com essas informações. Em alguns casos elas vendem seus dados para a realização de pesquisas. Então com isso tudo esses testes virais do Facebook são uma verdadeira armadilha.

Como me protejo?

Para realizar esses testes sem problemas, procure sempre ler e saber qual é a informação que você está passando para o aplicativo, além de ler os termos e condições do mesmo. Não dê acesso caso esses testes coletem dados sensíveis e importantes de seus perfis. Caso ele peça e você queira realizar o teste mesmo assim, limite os dados que irá ser passado clicando no link “Edite isso”. Em casos mais extremos, tente evitar ao máximo esses tipos de testes.


Posts Relacionados

Tags: | | |

avatar