Sonda espacial chinesa divulga as primeiras imagens do lado oculto da Lua

Após o pouso bem-sucedido da sonda espacial no lado oculto da Lua, ocorrido nesta última quinta-feira três de janeiro, a Administração Nacional Espacial da China divulgou pela primeira vez imagens em alta resolução imagens do lado oculto da Lua que até então era um mistério.

A principal missão da sonda espacial chinesa é coletar todas as informações possível do Polo Sul lunar. Para os cientistas, esse lado oculto da Lua foi formado através de uma colisão com outro objeto que ocorreu a bilhões de anos atrás. Existe uma grande expectativa de que a sonda consiga coletar informações que sejam capazes de calcular quando ocorreu essa colisão e como ocorreu, além de trazer novidades sobre a formação do nosso sistema solar.

Embora seja conhecida como “lado oculto da Lua”, essa região não fica escuro o tempo todo. Essa região é conhecida por nunca estar de frente com a Terra, ou seja, não podemos vê-la daqui. O lado oculto da lua é de difícil acesso, pois existe uma grande interferência dos sinais de comunicações enviados quando as sondas chegam na superfície.

Como a captação é difícil e existem muitas interferências, a captação de sinal só foi possível após o envio de um satélite responsável por fazer a ponte de comunicação entre a base terrestre e a superfície da Lua. 

Fonte: Mega Curioso | G1


Posts Relacionados

avatar