Como todo o mundo sabe, um ano bissexto é aquele ano que possui um dia a mais do que um ano que possui 365 dias. No calendário gregoriano, o dia extra aparece de quatro em quatro anos e sempre cai em fevereiro, o menor mês do ano.
Enquanto o ano do calendário tradicional demora cerca de 365 dias para se completar, no calendário solar o ano dura cerca de 365,25 dias para que o Planeta Terra dê uma volta completa sobre o sol. Se comparada com o calendário tradicional, existe uma diferença de 0,25 dias, o que corresponde a uma fração de um quarto de dia. Se colocada em dias, horas, minutos e segundos, essa diferença seria de 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos.
Para que se possa tirar essa diferença, é preciso arredondar a fração de dias – cinco horas e 48 minutos (0,25) – para seis horas, multiplicar por quatro(números de anos) que se dará o resultado de 24 horas. Com isso é colocado mais um dia do ano, o dia 29 de fevereiro. Só para se ter uma noção, se não existisse o ano bissexto as estações do ano nunca teriam uma data definida para começarem.
Como calcular o ano bissexto
A partir da introdução do calendário Gregoriano foram adotadas as seguintes regras:
1- Todo ano divisível por 4 é bissexto.
2- Todo ano quando divisível por 100 não é ano bissexto.
3- Mas, se o ano for também divisível por 400 é ano bissexto.
Fonte: Só Geografia e EBC