O que são as ligações que caem ou ficam mudas quando atendemos?

Quem possui telefone já deve ter recebido milhares de ligações que caem ou ficam mudas. Essas ligações são perturbadoras e irritantes, pois muitas vezes atrapalham nas ligações pessoais, de trabalho ou ligações importantes.

Com diversas origens, essas ligações que caem ou ficam mudas geralmente são gravações de operadoras oferecendo novos planos ou golpes que podem tirar muito dinheiro das pessoas. Se você acha que aqui no Brasil é pior, você não imagina como é nos Estados Unidos.

A YouMail, empresa que reúne informações sobre essas ligações, afirma que somente em maio do ano passado os norte-americanos receberam mais de 4 bilhões de ligações por dia. Esse número de ligações não para de crescer e já vitimou milhares de pessoas nos mais diversos golpes.

A cada dia está mais difícil de escapar

Esse problema está cada vez mais difícil de ser resolvido. Isso se dá ao fato de que todas essas ligações são impossíveis de serem rastreadas. Além de utilizarem números falsos, essas ligações passam por diversas operadoras e redes, o que formam um verdadeiro labirinto para identificar qual é a verdadeira origem de uma ligação falsa e identificar os verdadeiros culpados.

Atualmente essas ligações falsas estão ficando cada vez mais inteligentes. Além de serem difícil de serem rastreadas, atualmente elas têm pegado números com prefixo locais e até cópias dos prefixos da região ou do estado. Isso faz com que diversas pessoas atendam e acabam caindo em golpes por acharem que se trata de uma ligação local.

Como me protejo?

Clique na imagem para ampliar

A primeira coisa que deve ser feita é encerrar a ligação assim que se identificar que se trata de uma gravação, golpe ou ligação muda. Após isso é importante bloquear esse número para que ele não volte a perturbar novamente.

Existem diversos aplicativos que auxiliam na identificação de uma ligação falsa ou perturbadora. Além deles, também existem apps que bloqueiam essas ligações e desligam antes mesmo de o telefone tocar. Esses apps de bloqueio não são muito eficientes no início, mas quando o usuário começa a cadastrar os números indesejados a serem bloqueados eles acabam se tornando eficientes. Vale apena lembrar que alguns celulares já vêm com bloqueador de chamadas padrão no dispositivo.

 

 

Fonte: TecMundo  | Fatos Desconhecidos


Posts Relacionados

Tags: | | |

avatar