Marte estará mais próximo da Terra

A partir de hoje Marte estará mais próximo da Terra e poderá ser possível vê-lo no céu junto a Lua. Com a distância de 57,59 milhões de quilômetros em relação ao nosso planeta, será possível ver o planeta vermelho sem a utilização de equipamentos especiais. A última vez em que Marte esteve tão perto de nós ocorreu em 2003, quando o planeta atingiu a distância de mais de 55 milhões de quilômetros do planeta Terra.

Segundo a NASA, Marte poderá ser visto em todas as regiões do Brasil ao anoitecer dessa terça-feira (31) e na madrugada desta quarta, antes do nascer do sol. Será nesses períodos em que o planeta vermelho estará maior e mais brilhante visto daqui.

“Marte se aproxima da Terra a cada dois anos, mas, neste momento, pela sua órbita, se aproximará muito mais do que em outras vezes e poderemos vê-lo muito brilhante e maior do que habitualmente”, relatou Villanueva, que trabalha no Centro Espacial Goddard da Nasa.

Villanueva afirma também que Saturno também poderá ser visto, mas não de forma clara como Marte.

“Para isso, deverão voltar seus olhares para a Lua e, à sua direita, poderão encontrar um ponto vermelho alaranjado mais brilhante do que o normal – Marte – e, ao seu lado, outro planeta: Saturno”, detalhou o astrônomo.

A próxima vez em que Marte estará mais próximo da Terra ocorrerá somente em 2033.

Fonte: Veja | Exame


Posts Relacionados

Tags: | | |

avatar