Fatos sobre o aquecimento global que irão deixar você de cabelo em pé

Hoje em dia o aquecimento global tem trazido muita preocupação para a maioria da população mundial. Apesar disso, muitas pessoas ainda acham que isso é apenas uma conversa atoa e que tudo isso é apenas uma fase em que nosso planeta está passando. Muitos fatores estão fazendo com que essa teoria seja verdadeira, ou seja, está cada vez mais evidente que o nosso planeta está aquecendo cada vez mais.

As pesquisas já feitas sobre o aquecimento global tem comprovado que o Planeta Terra está passando pela maior mudança climática de todos os tempos. Com isso tudo, separamos algumas dessas teorias que deixarão você de cabelo em pé

CO2 está com um volume absurdo

Para quem não sabe, o CO2, conhecido como dióxido de carbono, é um gás sem cheiro e sabor que é expelido por veículos motorizados como carros, motos e etc. Mas o CO2 também pode ser expelido de forma natural através de nossa respiração. O problema de tudo é que cada vez mais esse gás tem aumentado a sua quantidade na atmosfera devido a grande queima de combustível fóssil.

A medição de concentração de CO2 é feita como parte por milhão (ppm).  Hoje estimasse que a quantidade de CO2 já está na casa dos 405,67 ppm, quase o dobro se comparado com o período quando o ser humano começou a nascer no planeta. Segundo os pesquisadores, a quantidade de dióxido de carbono nesse período era de apenas 290 ppm.  Vale ressaltar que quando mais dióxido de carbono estiver na atmosfera mais quente será o clima.

A quantidade de água dos oceanos está aumentando

Sabemos que gelo e calor não combinam. É pensando nisso que cientistas afirmam que o nível de água dos oceanos está aumentando cada vez mais devido ao derretimento das calotas polares. Hoje em dia diversas cidades estão ficando debaixo da água devido ao gelo das calotas polares terem virado água. Pesquisadores estimam que daqui a milhares de anos diversas cidades e até metrópoles que estão localizadas perto do mar poderão sumir.

A medição mais recente apontou que existe uma taxa de 3,4mm por ano de aumento dos mares. Então desde o século 19 as águas já cresceram mais de 20cm de altura. Se o clima ficar ainda mais quente, essa taxa poderá aumentar cada vez mais.

A cada ano a temperaturas tem aumentado cada vez mais

Você não reparou que cada ano que passa as temperaturas tem aumentado cada vez mais? Em alguns casos existem regiões que não tem feito muito frio durante o inverno. Só para ter uma noção, o ano de 2016  foi o ano mais quente da história, onde as temperaturas global média não ultrapassaram 16ºC. Além do derretimento das geleiras, o aumento da temperatura tem a cada ano surgido diversos fenômenos naturais como furações, queimadas e tempestades. As queimadas também ajudam a aumentar a quantidade de CO2 presente na atmosfera.

Ártico e Antártida poderão sumir em breve

A cada ano que passa o número de áreas quadradas do Ártico e da Antártida tem diminuído devido o clima mais quente. Se somadas juntas, elas já perderam cerca de 1,3 milhões de quilômetros quadrados. Se cada vez mais o gelo do Ártico e da Antártida forem sumindo, diversos animais ficarão sem moradia e diversas cidades desaparecerão.

 


Posts Relacionados

Tags: | | |

avatar