© 2014 – 2021 – Manual dos Curiosos – Todos os Direitos Reservados – O Manual dos Curiosos é um produto pertencente a Agência Pinheiro 

© 2014 – 2021 – Manual dos Curiosos – Todos os Direitos Reservados – O Manual dos Curiosos é um produto pertencente a Agência Pinheiro 

Do mIRC ao WhatsApp: A Evolução dos Comunicadores Instantâneos
Page 2

Do mIRC ao WhatsApp: A Evolução dos Comunicadores Instantâneos

Facebook Messenger

Criado em 2001, o Facebook Messenger, conhecido simplesmente como Messenger, é o serviço de mensagens instantâneas criado pelo Facebook. Sucessor do Facebook Chat, o aplicativo é baseado na web bate-papo recurso, onde suporta o protocolo de código-fonte aberto XMPP, conectando principalmente todos os usuários da rede social listada na lista de amigos de uma pessoa.

Em 2015, a empresa anunciou que o Messenger passou a ser uma plataforma de aplicativos, para tornar as conversas mais práticas, por meio de GIFs, fotos, vídeos, entre outros. O aplicativo foi aberto para desenvolvedores desenvolveram aplicativos dentro do Messenger. Também é utilizado como meio de comunicação de grandes empresas com seus clientes.

Com o Messenger é permitido enviar figurinhas, conversar em grupo com amigos e fazer ligações de áudio e vídeo.

Google Hangouts

Lançado em 15 de maio de 2013, o Hangouts é o substituto do Google Talk, Google+ Messenger e Hangouts, um sistema de video chat presente no Google Plus. Possuindo as mesmas funções do Gtalk, a grande vantagem do  Hangouts é que ele permite que o usuário converse em vídeo com grupos de amigos de forma gratuita. No aplicativo para Android e iOS é permitido que o usuário envie mensagens de MMS e SMS.

WhatsApp

Criado por dois ex-funcionários da Yahoo! em 2009, o WhatsApp é o mensageiro instantâneo mais popular da atualidade. Possuindo funções como troca de mensagens, conversa de voz e vídeo, o WhatsApp permite a conversa somente com quem está adicionado a agenda de contatos do smartphone do usuário.

Em 19 de fevereiro de 2014 o WhatsApp foi vendida para o Facebook pelo montante de 16 bilhões de dólares, sendo quatro bilhões em dinheiro e 12 bilhões em ações do Facebook. Seus fundadores foram incorporados no conselho administrativo do Facebook,

Em 2015 o aplicativo foi bloqueado temporariamente bloqueado no Brasil devido a recusa de envio de informações a polícia. Por conta disso estimasse que o aplicativo possui a dívida de 12,7 milhões de reais de multas.

Para garantir uma maior segurança ao usuário, em agosto de 2016 o mensageiro encriptação total, fator que deixa as mensagens ilegíveis para terceiros não conseguirem ler as mensagens de usuários. Após a inclusão de criptografia, o WhatsApp ganhou diversos conflitos legais.

Em setembro de 2015, o aplicativo alcançou a marca dos 900 milhões de usuários ativos e mais de 10 bilhões de mensagens enviadas por dia pelos internautas.


Posts Relacionados

Veja Também