Coalas estão funcionalmente extintos

Considerado como um animal simpático e fofo por muitos, os coalas estão funcionalmente extintos é o que diz a Australian Koala Foundation (AKF), organização responsável por cuidar deses animais. A comunicação foi feita através de uma carta enviada ao primeiro-ministro da Austrália. A carta pede que cuidem dos animais e seu destino está nas nossas mãos.

Para a AKF não existe mais coalas com a capacidade de reprodução para gerar a próxima geração da espécie. Isso tudo significa que daqui a alguns anos não existirá mais coalas no planeta.  Atualmente a AKF estima que existam apenas 80 mil coalas ainda remanescentes.

Uma das causas da extinção desses animais são os desmatamentos das grandes florestas de eucalipto, árvores que fornecem o alimento e toda a dieta desses animais. No total estimasse que mais de 80% do habitat natural da espécie já foi extinta.  Outro fator que tem contribuído para sua extinção é o fator climático. A Austrália já é considerada como um lugar quente, mas nesses últimos anos o país tem vivido com verões de alta temperaturas.

Correndo contra o tempo

Embora que pequena, ainda existe esperança para que os coalas não sejam extintos. Vale apena lembrar que os coalas estão funcionalmente extintos, ou seja, ainda existem exemplares, mas a quantidade é muito pouca que faz com que a reprodução do animal seja muito baixa devido ao encontro raro dos animais da mesma espécie.

Diversas entidades de proteção de animais do mundo todo estão na corrida contra o tempo para tentar desenvolver uma forma para que os animais não sejam extintos.  A reprodução dos coalas deve ser estimulada de alguma forma, para que possam se multiplicar e voltar a povoar as florestas de eucalipto e fazer com que o animal símbolo da Austrália ainda se mantenha vivo.

Fonte: Acredite ou Não | Galileu | Glamurama


Posts Relacionados

Tags: | |

avatar