Astrônomos encontram água em planeta que pode ser habitável

A busca incessante por um planeta habitável está cada vez mais perto de encontrar um resultado positivo para cientistas e pesquisadores. Após um bom tempo de análise e pesquisa, astrônomos conseguiram localizar vestígios de água no planeta K2-18b, um planeta que fica a alguns anos luz da Terra e que um dia pode ser habitável.

A descoberta tem encantado muitos pesquisadores e cientistas, pois é a primeira vez que é encontrado vestígio de água em um planeta dentro de um Universo aonde pode existir vida e poder ser habitável por humanos. De acordo com os cientistas, a zona habitável representa uma área com temperaturas “humanamente” aceitáveis para que a forma líquida da água pudesse existir e, dessa maneira, ser possível um ser humano viver lá. Além disso o K2-18b mede um pouco mais que o dobro do tamanho da Terra e a temperatura dentro dele pode variar entre 0º a 4º.

O planeta K2-18b está a cerca de 650 milhões de quilômetros da Terra. Ainda não foi possível enviar uma sonda para uma análise mais completa devido à distância.  Mas, segundo os pesquisadores, assim que as tecnologias evoluírem será possível enviar uma sonda e analisar o planeta para ver se realmente será possível ter vida humana.

O primeiro passo para descobrir se o planeta K2-18b é habitável ou não já foi dado, agora resta apenas saber se a atmosfera do planeta não possui gases que pode ser prejudicial aos seres humanos.

Fonte: Mega Curioso | G1 | Correio do Povo


Posts Relacionados

Tags: | |

avatar