© 2014 – 2021 – Manual dos Curiosos – Todos os Direitos Reservados – O Manual dos Curiosos é um produto pertencente a Agência Pinheiro 

© 2014 – 2021 – Manual dos Curiosos – Todos os Direitos Reservados – O Manual dos Curiosos é um produto pertencente a Agência Pinheiro 

Afinal, o Carnaval é feriado?

Afinal, o Carnaval é feriado?

Quase todos os brasileiros costumam emendar os 4 dias de Carnaval para tirar uma boa folga para descansar do trabalho, estudo ou até mesmo do stress rotineiro. Durante esse período, a maioria costuma se divertir em marchinhas e festas de Carnaval.  Apesar de algumas empresas dispensarem seus funcionários durante a época de Carnaval, muitas pessoas se perguntam se esses dias que antecedem a data é realmente feriado ou não.

Para a tristeza de muitos, o período de Carnaval não é considerado como feriado nacional. Mas fique tranquilo, apesar disso existem leis municipais e estaduais que regularizam o período de Carnaval e decretam se é ou não feriado. No Rio de Janeiro, por exemplo, possui a por meio da Lei 5243/2008 que decreta a terça-feira de Carnaval como feriado estadual. Já em outros estados ou municípios os dias que antecedem a folia é considerado como ponto facultativo, cabendo então as empresas escolherem se dão folga para os seus funcionários ou não.

Algumas repartições públicas e os bancos costumam fechar durante o período de carnaval e retornar somente na quarta-feira de cinzas, ao meio dia. Já algumas lotéricas ou casas de pagamentos de boletos bancários costumam funcionar até segunda-feira de carnaval, mas com horário diferenciado. Algumas abrem até ao meio dia e só retornam depois do carnaval. Se você precisa realizar algum pagamento ou alguma transição bancária você tem até um dia antes de começar as atividades do Carnaval, pois depois somente na quarta-feira de cinzas.

Fonte: Mega Curioso | G1


Posts Relacionados

Veja Também