Aconteceu uma mega fusão no espaço 

Pela primeira na história aconteceu uma mega fusão no espaço observada por cientistas. Esse fato histórico foi observada pelo radiotelescópio Alma, localizada no deserto de Atacama, no Chile. Segundo os cientistas que observaram o fenômeno, essa foi a maior concentração de galáxias da história. Esse fato torna desafiador para astrônomos, pois aconteceu muito cedo na história do universo moderno.

Publicada pela revista Nature, essa mega fusão ocorre a uma distância de mais de 12 bilhões de anos luz de distância da Terra e envolveu 14 galáxias. Essa distância toda indica que isso já aconteceu a mais de 12 bilhões de anos atrás. Segundo a revista, a aglomeração pode ser tornar o elemento mais massivo do universo, pois a sua massa é de 10 trilhões de vezes maior superior a massa do Sol.  O que mais impressiona para os atores da revista é que esse aglomerado de galáxias está produzindo 1.000 vezes mais estrelas do que a nossa Via Láctea.

 

Através de uma representação virtual publicada por cientistas da Universidade de Victoria,  foi possível conferir como esse fato histórico aconteceu no espaço. No vídeo podemos conferir toda a gigantesca massa unificada de estrelas, planetas, poeira cósmica e buracos negros que ocorreu há mais de 12 bilhões de anos atrás. É preciso lembrar que esse vídeo representa a desafiadora compreensão de como isso aconteceu, pois isso é muito cedo para acontecer.

Confira o vídeo abaixo

 

Importância para a ciência

Esses fenômenos ocorridos no espaço são fatos muitos importantes para a descoberta de como a nossa galáxia surgiu. Hoje se sabe que todos os aglomerados de galáxias possuem a temperatura de mais de 1 milhão de graus Celsius.  Apesar de já ter ocorrido outras, essa mega fusão no espaço foi a primeira vista por cientistas, o que pode fazer com que haja mais estudos para a descobertas de novas teorias sobre o nosso universo.

Fonte:  G1 | Tudo Celular | Twitter da National Radio Astronomy Observatory (NRAO)


Posts Relacionados

Tags: | | |

avatar