Curiosidades sobre o Brasil

Túnel do tempo: as viaturas de polícia do passado

22 de agosto de 2016 Nenhum comentário

Ao passar do tempo, com a evolução da tecnologia, diversas pessoas viram vários modelos de viaturas de polícia circulando em nosso país. Deste ao famoso Jeep, o Brasil já contou com carros pesados para patrulhar as ruas das cidades. Confira nesse post alguns desses modelos que fizeram sucesso pelas ruas. Confira.

Jeep Willys 1954

Jeep Willys 1954. (Fonte da imagem: Estadão)

Jeep Willys 1954. (Fonte da imagem: Estadão)

Com o motor de quatro cilindros e com tração 4×4, esse veículo foi muito utilizado na década de 50 para o transporte de oficiais. Ele continha um porta metralhadora localizada no para-choque traseiro do veículo e era utilizado também para o patrulhamento da zona urbana.

Corcel 1976

Corcel 1976. (Fonte da imagem: Quatro Rodas)

Corcel 1976. (Fonte da imagem: Quatro Rodas)

Veja também
Quem foi o primeiro craque do futebol brasileiro? Antes mesmo de o mundo conhecer e reverenciar o talento de Pelé e Garrinha, o Brasil já tinha um grande craque, o centroavante Arthur Friedenreich. ...
Qual é o time mais antigo do Brasil? Fundado em 19 de julho de 1900, o Sport Club Rio Grande, de Rio Grande (RS), é o time mais antigo do Brasil. O time foi trazido em 1898, pelo um grupo...
Qual foi o primeiro brinquedo eletrônico a ser fab... Conhecido como ‘computador que fala’, o Genius, da Estrela, foi o primeiro brinquedo eletrônico a ser fabricado em solo brasileiro. O Genius era um b...

Esse modelo ficou muito famoso pela as ruas de São Paulo na década de 70. Com as cores preto e laranja, esse veículo atuava em rondas especiais e fazia o sistema tático móvel, fator no qual fez com que o veículo ficasse famoso como “ROE”.

Veraneio 1978

Veraneio 1978. (Fonte da imagem: Internet)

Veraneio 1978. (Fonte da imagem: Internet)

Símbolo da ditadura militar, esse veículo pesava mais de 2 toneladas e era utilizado muito pela a ronda ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguia). Como era pesado e muito longo, esse veículo exigia muita coragem do motorista e agilidade na hora de pilota-lo.

Fusca (vários modelos)

Fusca ano 1987. (Fonte da imagem: Estadão)

Fusca ano 1987. (Fonte da imagem: Estadão)

Conhecido como Baratinha, o Fusca foi um veículo muito utilizado na Polícia por ser um veículo econômico e por ser fácil de conduzir. Para os policiais esse veículo era utilizado deste os anos 60 por possuir uma mecânica simplificada, permitindo que qualquer pessoa possa consertá-lo caso ele quebrasse na estrada.  O ultimo modelo do Fusca adquirido foi o modelo 1986 movido a álcool.

Opala 1990

Opala 1990. (Fonte da imagem: Internet)

Opala 1990. (Fonte da imagem: Internet)

Após a fama do Fusca, foi o Opala quem tomou conta das ruas de São Paulo no final dos anos 80. Esse veiculo ficou marcado pelo início do rádio patrulhamento padrão: cada carro cobria uma região da cidade. Com isso, fico muito mais fácil fazer patrulha e vigiar os bairros da cidade.

Ipanema 1998

Ipanema 1998. (Fonte da imagem: Quatro Rodas)

Ipanema 1998. (Fonte da imagem: Quatro Rodas)

Esse modelo de veículo ficou famoso em 1996 após a repressão da ditadura militar em nosso país.  Ele foi adquirido pela a PM com o objetivo de afastar sua imagem de toda essa repressão. Assim como o modelo anterior, esse veículo também contava com as cores cinza claro e branco.

Fonte: Quatro Rodas e Estadão

 


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro

Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Youtube

Categorias
Parceiros