Tecnologia

Três décadas de Windows: confira a evolução da interface do sistema

19 de novembro de 2015 Nenhum comentário

Em 20 de novembro de 1985, há exatamente 30 anos atrás, a Microsoft lança no mercado o seu primeiro sistema operacional: o Windows 1.0, um sistema operacional sucessor do velho e clássico MS-DOS. Durante o seu lançamento, os executivos da empresa não imaginavam que o produto ia se tornar um sucesso mundial e que seria o sistema mais utilizado do mundo na computação. Para poder conquistar seu público e acompanhar a evolução dos computadores, o visual do Windows sofreu umas séries de modificações durante seus 30 anos de história. Confira.

Para celebrar os 30 anos de Windows, fizemos uma pesquisa e listamos a evolução do visual do sistema mais utilizado do planeta. Mas antes, é preciso lembrar que o principal objetivo da mudança do visual do sistema é no modo em que as pessoas utilizam o computador pessoal e também acompanhar a evolução dos computadores. Confira abaixo:

Windows 1.0

Interface do Windows 1.0 (clique na imagem para ampliar)

Interface do Windows 1.0 (clique na imagem para ampliar)

Veja também
WhatsApp libera recurso de apagar para todos. Saib... Nessa semana o WhatsApp liberou uma nova função, o apagar para todos. Quando o usuário utiliza esse recurso, a mensagem enviada também será apagada no...
Relembre como eram os sites mais famosos nos anos ... Com o início da popularidade da internet, diversas pessoas costumavam acessar sites que marcaram os anos 90 e 2000. Como na época somente tinha intern...
Conheça os recursos de pesquisas presentes na caix... O mecanismo de pesquisa do Google é o mais eficiente e popular buscador presente na atualidade. Visando manter a popularidade e sua eficiência, a empr...

A versão 1 do Windows foi lançado em 1982 e foi umas das principais mudanças do que as pessoas estavam acostumadas a usar o PC na época. Sua interface rodava no sistema DOS e se destinava principalmente para ser usado com teclado. A principal evolução dessa versão só ocorreu dois anos depois, em 20 de novembro de 1985, quando o sistema liberou o uso do velho e conhecido mouse.

Windows 2.0

Interface do Windows 2.0 (clique na imagem para ampliar)

Interface do Windows 2.0 (clique na imagem para ampliar)

Um dos grandes problemas que ocorria na versão anterior era a extrema lentidão. Lançado pela Microsoft em 9 de dezembro de 1987, o Windows 2.0 já contava com ícones na área de trabalho, era mais rápido e teve uma série de bugs corrigidos pela empresa. Com seu designer gráfico melhorado, já era possível usar atalhos no teclado, sobrepor as janelas e ter um maior controle da tela. Assim como o Windows 1.0, a grande evolução nesse sistema foi a possibilidade de instalar e gerenciar programas. Foi a partir do Windows 2.0 que começaram a surgir os primeiros programas para computadores e, além disso, começou a ganhar o público e se tornar um grande sucesso de venda.

Windows 3.0

Interface do Windows 3.0 (clique na imagem para ampliar)

Interface do Windows 3.0 (clique na imagem para ampliar)

A terceira versão do sistema operacional foi lançado em 1990, logo seguindo do Windows 3.1 em 1992. Juntos, eles venderam mais de 10 milhões de cópias e tornando o sistema operacional mais usado na época. O sucesso fez que a Microsoft rever os planos anteriores e já pensar no futuro.

Nessa versão, o Windows já tinha um bom desempenho, contava com gráfico de 16 cores, seus ícones foram melhorados e surgiram os gerenciadores de arquivos e de programas. Para poder ser instalado em um novo computador, o software vinha em discos flexíveis com um manual extremamente pesado e lotado de informações de como proceder a instalação e a utilização do sistema operacional.

A popularidade do Windows 3.0 foi tão grande que a Microsoft lançou um nono software para o Windows, o development kit (SDK). Esse software auxiliava os desenvolvedores a terem uma maior concentração no desenvolvimento de seus programas para o sistema operacional.

Windows NT

Interface do Windows 1.0 (clique na imagem para ampliar)

Interface do Windows 1.0 (clique na imagem para ampliar)

Lançado em 27 de julho de 1993, o Windows NT fez com que a Microsoft encontrasse um marco importante: fazer a conclusão de um projeto iniciado no final de 1980 que era a construção de um sistema avançado a partir do zero. A partir disso, o surgiu o Windows NT, o primeiro sistema operacional da empresa a possuir versão de 32 bits.

Windows 95

Interface do Windows 95 (clique na imagem para ampliar)

Interface do Windows 95 (clique na imagem para ampliar)

Em 24 de agosto de 1995, a Microsoft lança o Windows 95, vendendo um recorde de 7 milhões de cópias nas primeiras cinco semanas. O Windows 95 foi bastante divulgado pela empresa, tendo como um dos comerciais de televisão a música “Start me Up”, dos Rolling Stones, sobre a imagem do novo menu iniciar.

O Windows 95 foi desenvolvido com o objetivo da integração da internet, ou seja, esse sistema foi um dos primeiros a utilizar conexão dial-up. Possuindo a versão 32 bits, o sistema operacional oferecia recursos avançados de multimídia, recursos mais poderosos para a computação móvel e rede integrada. Além disso, a instalação do sistema ganhou uma grande melhoria, pois se tornou muito mais fácil de ser instalado se comparado com as versões anteriores do sistema. Ah, não podemos esquecer que o Windows 95 foi a primeira versão que apresentou a barra de tarefa, o menu iniciar e os botões minimizar, maximizar e fechar as janelas.

Windows 98

Interface do Windows 98 (clique na imagem para ampliar)

Interface do Windows 98 (clique na imagem para ampliar)

Lançado em 25 de junho de 1998, o Windows 98 é a primeira versão do sistema feita para o uso doméstico. O Windows 98 era descrito como um sistema operacional que funcionava melhor. A grande evolução do sistema foi a capacidade de leitura de DVD e a conexão Universal Serial Bus, o USB. Além disso, houve uma melhoria na funcionalidade e no manuseio do sistema após o lançamento do Quick Lauch, onde os usuários podiam executar programas sem a necessidade de ter que procura-lo no menu iniciar ou na desktop.

Windows ME

Interface do Windows ME (clique na imagem para ampliar)

Interface do Windows ME (clique na imagem para ampliar)

Assim como o Windows 98, o Windows Me era destinado para uso doméstico, pois oferecia músicas, vídeos e acessórios para redes residenciais e melhorias de confiabilidade em relação às versões anteriores. O sistema não vingou e não se tornou um fenômeno de venda, mas apesar disso o Windows ME foi o primeiro sistema operacional da Microsoft a conter o Windows Media Player, restauração do sistema e o Windows Movie Maker.

Windows XP

Interface do Windows XP (clique na imagem para ampliar)

Interface do Windows XP (clique na imagem para ampliar)

Lançado em outubro de 2001, com a interface mais limpa e mais fácil de usar, o sistema operacional foi o mais vendido da Microsoft, vendendo cerca de 1 bilhão de cópias. O Windows XP possuía várias versões, cada um com ferramentas, funcionalidades e objetivos diferentes:

Windows XP 64-bit Edition (2001) é o primeiro sistema operacional da Microsoft para processadores 64-bit projetado para trabalhar com grandes quantidades de memória e de projetos como o filme de efeitos especiais, animações 3D, engenharia e programas científicos.

Windows XP Media Center Edition (2002) é feito para a computação doméstica e entretenimento. Você pode navegar na Internet, assistir televisão ao vivo, desfrutar de música digital e coleções de vídeo, DVDs e assistir.

Windows XP Tablet PC Edition (2002) percebe a visão de computação baseada em caneta. Tablet PCs incluem uma caneta digital para reconhecimento de escrita e você pode usar o mouse ou o teclado, também.

Devido ao seu grande sucesso, o Windows XP foi o sistema operacional que obteve o maior tempo de suporte de atualizações. Ao todo foram 13 anos de atualizações de segurança e de melhoria do sistema, tendo o seu fim decretado em 8 de abril de 2014.

Windows Vista

Interface do Windows Vista (clique na imagem para ampliar)

Interface do Windows Vista (clique na imagem para ampliar)

O Windows XP foi marcado pela  grande quantidade de vírus e de spam durante toda a história da Microsoft. Lançado em 2006, o objetivo da Microsoft era a segurança do consumidor. O User Account Control não permitia que os softwares maus intencionados fizessem alterações nos computadores. Na versão Ultimate, o BitLocker Drive Encryption oferece a melhor proteção de dados. Mas devido à grande lentidão e travamento do sistema, o Windows Vista se tornou o sistema mais pesado da história da Microsoft, sendo o mais odiado e o menos usado  pelos usuários. Mas apesar disso, o Windows Vista ganhou grandes melhorias no Windows Media Player e na procura de arquivos, além de ganhar uma nova barra tarefas e um novo botão do menu iniciar.

Windows 7

Interface do Windows 7 (clique na imagem para ampliar)

Interface do Windows 7 (clique na imagem para ampliar)

Lançado em outubro de 2009, o Windows 7 é o sistema recente mais leve e fluído já lançado pela Microsoft. Repleto de recursos e melhorias, o Windows 7 teve toda a sua interface reformulada, onde foi adicionado a interface Aero.

Assim como o Windows XP, o sistema possui diversas versões com o objetivos e funções variadas: Starter, Home Basic, Home Premium, Professional e Ultimate.

Windows 7 Starter: é a versão mais simplificada do Windows 7. Além de ser considerado para uso em laptops, especialmente “”netbooks”” a versão Starter pode ser usadas em computadores comum. Por ser simplificado, o Windows 7 Starter não permite que o usuário mude o seu papel de parede, o tema e algumas funções foram cortadas. Mas hoje existem softwares que permitem a mudança de papel de parede no Starter.

Windows 7 Home Basic: é considerado para tarefas diárias rápidas. A única diferença entre o Windows 7 Home Basic e com o Starter, é a sua aparência, a aparição da visualização dinâmica e permite que o usuário mude o papel de parede.

Windows 7 Home Premium: é considerado a versão melhorada do Windows 7. Essa versão possui suporte ao Windows Touch, ferramenta de captura de tela, apresentação de Slides nos papeis de parede, mudança de temas, o famoso tema Aéreo, criador de DVD e grupos de usuários.

Windows 7 Professional: é considerada a versão para aqueles que usam os computadores no trabalho. Com quase os mesmos recursos do Windows 7 Home Premium, o Windows 7 Professional vem com conexão com a área remota, modo Windows XP, suporte a ingresso de domínios e backup e restauração.

Windows 7 Ultimate: e a verão mais completa do Windows 7. Nele vem todos os recursos de todas as versões e inclui o BitLocker, AppLocker, BranchCache e o DirectAcess.

Fonte das versões do Windows 7: Site oficial da Microsoft | Compare o Windows”

Apesar de já possuir duas novas versões do sistema operacional, o Windows 7 é o sistema mais utilizado no mundo todo, seguido do Windows XP. Isso se dá o fato de o sistema ser mais leve e fluido do que as versões mais recentes, além de ser compatível e mais fluído em computadores mais antigos e com pouca capacidade.

Windows 8 e Windows 8.1

Interface do Windows 8 (clique na imagem para ampliar)

Interface do Windows 8 (clique na imagem para ampliar)

Com uma interface totalmente reformulada, o sistema foi desenvolvido para ser rodado em notebooks, tablets e smartphones. Com isso, o menu iniciar começou a aparecer em tela cheia e os ícones se transformaram em titles.

Com a interface totalmente reformulada, o Windows 8 se tornou um pouco difícil para quem estava acostumado com as versões anteriores do sistema operacional. O botão de desligar, reiniciar e suspender era escondido, tinha poucos engasgos e não existia um botão para poder adicionar o menu iniciar, pois era preciso passar o mouse no canto inferior esquerdo da tela para poder ativa-lo. Após um tempo, a Microsoft decidiu lançar uma nova versão do Windows 8, o Windows 8.1, com funcionalidades e uma melhoria na utilização do sistema.

Interface do Windows 8.1 (clique na imagem para ampliar)

Interface do Windows 8.1 (clique na imagem para ampliar)

Windows 10

Interface do Windows 10 (clique na imagem para ampliar)

Interface do Windows 10 (clique na imagem para ampliar)

O Windows 10 é a versão mais recente do Windows. Após várias especulações e críticas do menu iniciar, a Microsoft decide retorna-lo com um visual mais moderno. A grande evolução do sistema ocorreu através da extinção do navegador padrão do sistema, no qual se tornou o Microsoft Edge. Além disso, o sistema operacional conta com uma assistente virtual, a Cortana, e uma maior integração com o Xbox One. Há ainda a possibilidade de usar múltiplos desktops. A experiência é bem dividida entre tablets e PCs.

Fonte das imagens: Internet e Microsoft | Fonte: The Verge


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro

Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Youtube

Categorias
Parceiros