Tecnologia

Relembre como eram os sites mais famosos nos anos 90 e 2000

21 de dezembro de 2015 Nenhum comentário

Com o início da popularidade da internet, diversas pessoas costumavam acessar sites que marcaram os anos 90 e 2000. Como na época somente tinha internet discada, diversos sites marcantes possuíam uma aparência rústica e simples. Isso era pretesto para que sejam carregados rapidamente, pois a velocidade da internet na época não passava dos 56k. Que tal relembrar como eram todos os sites mais famosos nos anos 90 e 200? Confira.

Principais provedores de internet

Quem não lembra que com a internet discada somente era possível entrar depois da meia noite? Quem não se lembra os discadores de internet discada da Universo Online (UOL), Terra e America Online (AOL)? Esses eram os mais populares da época.

Para poderem ser mais rápidos no acesso, a maioria desses sites apresentavam somente o que era essencial e os itens mais útil que o site continha. Um pouco confuso, o site da UOL, por exemplo, somente informava alguns parceiros, uma notícia em destaque e links para ir para as páginas presentes no site.

Veja também
Sites totalmente inúteis da internet A internet é repleta de ferramentas e de sites úteis de todos os tipos. Apesar de possuir diversas ferramentas úteis, na internet também possui sites ...
Quem é a dona da voz do gemidão do Zap? A pegadinha "gemidão do Zap" fez muito sucesso durante esses meses. Muitas pessoas caíram nela, sendo que até senadores e apresentadores de televisão ...
O Ursinho Pooh, na verdade, é uma fêmea Prepara-se para se surpreender e talvez estragar um pouco de sua infância. Na história original, Winnie the Pooh, o famoso e querido Ursinho Pooh, é n...
UOL em 1998. (Fonte da imagem: UOL Tecnologia)

UOL em 1998. (Fonte da imagem: UOL Tecnologia)

 

AOL.com em 1999.

AOL.com em 1999.

terra 2000

Após um tempo surgiram outros provedores que permitiam o acesso de “graça” por algumas horas. Esse é o caso do IG e BOL que começaram a crescer de uma forma estrondosa.

IG nos anos 2000.

IG nos anos 2000.

BOL nos anos 2000.

BOL nos anos 2000.

Sites de animações e humor

Antigamente, antes do surgimento do Youtube, diversas pessoas costumavam a se divertir e a dar altas gargalhadas com diversas animações presentes nos sites mais famosos da época. Quem não se lembra do Charges e do Humor tatela? Para facilitar o acesso, esses sites possuíam um visual bem simples, muito diferente de hoje.

Charges.com.br em 2000.

Charges.com.br em 2000.

Humor Tadela em 1999.

Humor Tadela em 1999.

Cartões Virtuais

Antes de surgir as redes sociais e os smartphones ou celulares com câmeras, diversas pessoas costumavam enviar mensagens e cartões virtuais através de e-mail. Esses cartões podiam ser enviados através de diversos sites que possuíam os mais variados tipos de cartões virtuais. O mais popular deles era o VoxCards.

voxcard

Sites de pesquisas

Antigamente, quando o Google era recém lançado no mercado, diversos sites de pesquisas faziam sucesso aqui no Brasil. Dentre deles, podemos destacar o Cadê? E o Yahoo! Que, depois de alguns anos, se fundiram e se tornaram uma única empresa.15174627848049

E como o Google era nos anos 2000?

Em 2000, quando o Google estava dando seus primeiros passos para o sucesso mundial, sua página inicial tinha apenas um objetivo que a empresa mantém até hoje: um layout moderno, leve e simples. Claro, hoje ele é muito mais moderno, mas naquela época o buscador tinha uma interface muito rudimentar e oferecia poucos serviços. Só de curiosidade, a interface do Google em 2000 foi a primeira que foi traduzida em várias línguas e também umas das primeiras a após o buscador se tornar uma página independente.

Google durante seus primeiros anos de vida.

Google durante seus primeiros anos de vida.

Primeiras redes sociais e meios de comunicações

Antes do surgimento do Facebook e das redes sociais que conhecemos hoje, a maneira de comunicação na época era bastante rudimentar e muito diferente dos dias atuais. Para poder baterem papo, as pessoas costumavam entrar em sites de bate-papo, escolher um apelido maneiro e mandava os jargões mais conhecidos da época: “como você é?”, “de onde você é?” e “quer tc?”. Ah, não podemos esquecer de dizer que esses sites não ofereciam nada mais do que menos conversas de texto, sem envio de imagens e uma foto de perfil para as pessoas poderem se conhecerem por fotos. Então, tudo ficava meio que “anônimo” naquela época.

bb

Tempo depois dos sucessos dos sites de bate-papos, surgiu uma rede social muito conhecida e adorada pelo o povo brasileiro: o Orkut. Muito diferente do que os comunicadores virtuais, com o Orkut era possível mandar scraps, adicionar fotos, mandar depoimentos e, tempo depois, se comunicar com o bate-papo próprio da empresa. Mas devido ao auge, a rede social começou a ser infestadas por spans e vírus, nos quais mandavam scraps de imagens nada agradáveis aos amigos da pessoa sem que ela percebesse. Mas apesar disso tudo, o Orkut não deixou de ser usado pelos brasileiros até ter o seu fim decretado em setembro de 2014.

15174018609036

Apesar de a maioria deles existirem, esses sites deixam todo mundo com saudades e lembrar deles traz lembranças daquela época. Você se lembra de algum site ou serviço que era bastante usado em meados de de 1998 e 2000? Se lembra, então conte-nos como ele era e como era sua experiência através dos comentários.

Fonte: Web Archive

Leia também

 


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro

Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Youtube

Categorias
Parceiros