Manual dos Curiosos logomarca

CURIOSIDADES DO MUNDO

Quem inventou o miojo?

Por: Bruno Pinheiro
15 de Março de 2018

Quem inventou o miojo?


Por ter um preparo fácil e rápido, o miojo é o aliado para quem não tem tempo para cozinhar, mora sozinho ou não tem dons culinários. Um sucesso mundial, o macarrão instantâneo é um prato japonês e possui diversos fatos curiosos que muita gente não sabe. Confira uma breve história sobre o popular prato e descubra quem o inventou o miojo.

Afinal, quem inventou o miojo?

Quem inventou o miojo que conhecemos hoje foi o japonês Momofuku Ando. Ando criou o macarrão após ter presenciado enormes filas de pessoas famintas na tentativa de pegar um prato de sopa. Isso aconteceu pós-guerra, onde o alimento era escasso e havia milhares de pessoas fazendo tráfico de sopa de macarrão.

 

Momofuku Ando é considerado como o “rei dos macarrões” no Japão e tem até uma estátua em sua homenagem. Ele faleceu em janeiro de 2007, aos 96 anos, vítima de ataque cardíaco na cidade de Osaka, no Japão.

O miojo é considerado a maior invenção em uma pós-guera

No Japão o macarrão instantâneo é considerado a maior invenção pós-guerra de todos os tempos. Em 1948, com a frase “A paz está garantida quando não se está com fome”, Momofuku funda a empresa Nissin Food Products Corporation Limited, a empresa responsável pela fabricação do primeiro miojo do mundo.

Hoje a empresa está presente em mais de 10 países do mundo com a linha de miojo no pote e as tradicionais. Uma curiosidade é que o Brasil é o único país a utilizar pote duro da versão “Cup Noodles”. O resto do mundo usa copo de isopor.

A Fabricação

A fabricação do miojo consiste em retirar toda a água do macarrão pré-cozido, realizado através um processo especial na hora de fritar. É por esse motivo que ele possui um gostinho bom quando consumido cru e é de fácil preparo, bastando apenas deixar alguns minutos em água fervente.

Presente em missões espaciais

O miojo só se tornou mais popular devido ao consumo do alimento em estações espaciais. Em 2005 a Nissin até fez uma versão especial para a Nasa. O alimento foi consumido pelo astronauta  Soichi Noguchi, durante uma missão na nave Discovery.


Posts Relacionados

Sobre o autor


Bruno Pinheiro
Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Comentários


Comente algo

Publicidade

Youtube

Categorias