Tecnologia

Qual foi o primeiro computador do mundo?

20 de Março de 2017 Nenhum comentário

O ENIAC (Electrial Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital de grande escala do mundo. Foi criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly durante a II Guerra Mundial. 

Seu principal objetivo era computar as trajetórias que exigissem conhecimento substancial em matemática. O computador só começou a se tornar operacional mesmo após o final da guerra. A máquina não possuía sistema operacional e seu funcionamento era parecido com uma máquina de calculadora.

A calculadora efetua os cálculos a partir da interação direta com o hardware, diferente que o ENIAC, que era preciso conectar fios, relês e sequências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. A resposta era dada por uma sequência de lâmpadas.

O designer e a sua construção foram financiados pelo o Exército dos Estados Unidos e desenvolvido pela a Universidade da Pensilvânia. Teve o custo de quase US$ 500.000(ajustado para US $ 6 milhões em 2008, devido à alta inflação). O primeiro computador foi aceito pelo o Exército E.U. Ordnance Corps, no ano de 1946. Em 1947 foi transferido para Aberdeen Proving Ground e Marykand e por lá permaneceu até ser desligado ás 23:45 de 2 de outubro de 1955.

Veja também
Do mIRC ao WhatsApp: A Evolução dos Comunicadores ... Nos tempos atuais é muito fácil de nos comunicarmos com o mundo afora. Existem diversos programas, aparelhos e sites que possibilitam a comunicação de...
Como eram os sites mais famosos quando foram lança... Ao longo do tempo diversas tecnologias surgiram na internet. Uma prova disso é os novos visuais que os sites mais famosos ganharam ao longo do tempo. ...
Quem inventou a lâmpada? A primeira lâmpada foi feita pelo o cientista Tomas Alva Edison em 1880. Antes já era empregado a energia elétrica em lâmpadas de arco que era emprega...


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro

Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Youtube

Categorias
Parceiros