Manual dos Curiosos logomarca

CURIOSIDADES SOBRE O BRASIL

Qual é o time mais antigo do Brasil?

Por: Bruno Pinheiro
12 de outubro de 2017

Qual é o time mais antigo do Brasil?


Fundado em 19 de julho de 1900, o Sport Club Rio Grande, de Rio Grande (RS), é o time mais antigo do Brasil. O time foi trazido em 1898, pelo um grupo de descendentes de Albion. Os Albions tiveram  a ideia de iniciar a atividade do esporte no país, fundando o S.C Rio Grande.

Para o time mais antigo do Brasil, as dificuldades eram muitas. A bola era importada da Inglaterra, não tinham um campo decente e a maioria dos jogos ocorriam no meio da rua.

Sport Club Rio Grande (Fonte da imagem: G1)

No dia 7 de julho de 1903, em um campo improvisado, onde se localiza o atual Parque Farroupilha, o povo porto-alegrense assistia a primeira exibição de uma partida de futebol, tendo o Sport Club Rio Grande como um dos times em campo. O público ficou surpreso com o novo gênero do esporte e aplaudiram de pé a nova modalidade esportiva do país. O jogo terminou em empate.

Em 1904, o Rio Grande adquiriu o campo Boulevard Buarque de Macedo por Cr$ 1.200,00. Até então, as partidas eram disputadas onde existiam as oficinas da Viação Férrea, na cidade marítima.

As primeiras partidas intermunicipais da equipe, aconteceram em 1906, tendo como os adversários o E.C Internacional, Sport Club Bagé, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Fussball Porto Alegre. O clube venceu quase todas as partidas, empatando somente com o Fussball Porto Alegre, com o placar de 3×3.

Ficha técnica

Os fundadores e componentes da equipe foram: Eugênio Hunz, Amadeu Schmidt, J. Minnemann , Gustavo Poock, Gustavo Cramer, J. Trail, E. Stevart, Alfredo Kladt, Carlos Oleckels, André Legeren, Rodolfo Dietkier, Rude e Gustavo Kradt M. Castro, Arthur Lawson, Henrique Buhle, Max Bornhos, A. Nenet, W. Gerardin, H. Wolkens, Boje Schmidt e R. Bennet.

A primeira escalação da equipe em um jogo intermunicipal: Müller; Minorman e Lawson; Laudares, G. Wigg e Buhlo; A. Rheinhantz, P. Rheinhantz, Bowon e Asoghilin


Posts Relacionados

Sobre o autor


Bruno Pinheiro
Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Comentários


Comente algo

Publicidade

Youtube

Categorias