Sem categoria

Qual é a origem do presépio?

17 de dezembro de 2016 Nenhum comentário
Qual é a origem do presépio?



Segundo a tradição é obrigatório o uso de presépio debaixo do pinheiro de natal. É o presépio que marca o nascimento de Jesus Cristo que aconteceu na Gruta de Belém. Mas afinal, de onde surgiu e quem foi o primeiro a monta-lo?

Segundo a bíblia, depois de muita procura para achar um lugar para que abrigasse o casal durante uma viajem, José e Maria acharam uma cabana onde passaram a noite e ali nasceu Jesus Cristo. A bíblia conta também que Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido no momento do nascimento por pastores da região que foram avisados por um anjo. Dois anos mais tarde, na casa de Jesus, o seu nascimento foi reconhecido por três magos(ou reis ou astrólogos, a bíblia não diz quem eram os três realmente) vindo do oriente, sendo guiados por uma estrela que lhe ofereciam ouro.

Veja também
Quais são as raças dos cachorros de desenhos anima... Você sabe qual é a verdadeira raça do Scooby-Doo? E do ajudante de Papai Noel? Descubra e essas e outras raças dos cães mais famosos da televisão e hi...
Conheça 7 doenças incrivelmente raras Como sabemos, a doença é uma coisa comum que varia deste mais grave aos mais simples - como catapora ou câncer de pulmão provocado pelo a fumaça tóxic...
5 curiosidades que você provavelmente não sabia Você imagina quanto mede uma volta completa no Planeta Terra? Em um novo vídeo do canal do Manual dos Curiosos, confira essa e outras curiosidades que...

O primeiro presépio que foi montado foi em 1223, por São Francisco de Assis.

As peças de um presépio

Fonte: Wikipédia

Menino Jesus: É o filho de Deus. Foi o escolhido para ser o salvador do povo.

Maria: É a mãe do filho de Deus. Do seu ventre, nasceu Jesus Cristo.

José: É o pai adotivo do menino Jesus; foi um homem judeu, provavelmente carpinteiro/pedreiro.

curral: É o local simbolizado pelo presépio. O curral era onde guardava-se o gado. Por isso, no presépio, Jesus fica sobre palhas, em uma manjedoura.

manjedoura: É um lugar de aconchego onde Jesus ficou quando nasceu.É como se fosse o berço de Jesus.

O burro e o boi: Os animais representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu. “Jesus não nasceu em palácios, nem em lugares luxuosos, mas sim em meio aos animais”.

Anjos: Os anjos anunciam a chegada do filho de Deus aos pastores. Eles sabem que nasceu o salvador

pastores: Os pastores são homens do campo, que simbolizam a simplicidade do povo, já que Deus acolhe todos, sem se importar com sua condição social

Estrela: A estrela de Belém é aquela que se coloca no alto da árvore. Foi ela que guiou os três Reis Magos quando Jesus Cristo nasceu.

Reis Magos: Os três Reis Magos – Melquior, Baltazar e Gaspar eram considerados sábios. Eles estavam no local onde Jesus nasceu. Eles vieram do Oriente conduzidos pela estrela. Chegaram à cidade de Belém, local de nascimento do menino Jesus, trazendo presentes: mirra, ouro e incenso. O padre explica que o ouro representava a realeza, a mirra era símbolo da paixão e o incenso significava a oração.


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro
Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.
Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Canal Manual dos Curiosos
Youtube

Categorias
Parceiros