Sem categoria

Qual é a origem do presépio?

17 de dezembro de 2016 Nenhum comentário

Segundo a tradição é obrigatório o uso de presépio debaixo do pinheiro de natal. É o presépio que marca o nascimento de Jesus Cristo que aconteceu na Gruta de Belém. Mas afinal, de onde surgiu e quem foi o primeiro a monta-lo?

Segundo a bíblia, depois de muita procura para achar um lugar para que abrigasse o casal durante uma viajem, José e Maria acharam uma cabana onde passaram a noite e ali nasceu Jesus Cristo. A bíblia conta também que Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido no momento do nascimento por pastores da região que foram avisados por um anjo. Dois anos mais tarde, na casa de Jesus, o seu nascimento foi reconhecido por três magos(ou reis ou astrólogos, a bíblia não diz quem eram os três realmente) vindo do oriente, sendo guiados por uma estrela que lhe ofereciam ouro.

O primeiro presépio que foi montado foi em 1223, por São Francisco de Assis.

As peças de um presépio

Fonte: Wikipédia

Veja também
Como saber se alguém te bloqueou no WhatsApp? Existem algumas maneiras de ver se um contato te bloqueou no WhatsApp. São elas: 1) Você não vê mais informações de "visto por último" na janela de...
Qual é a origem do dia dos pais? Segundos pesquisas, o Dia dos Pais surgiu há cerca de 4 mil anos, quando um jovem, chamado Elmesu, teria esculpido o primeiro cartão de argila em home...
Curiosidades sobre Roberto Gómez Bolaños Conhecido por interpretar e criar personagens inesquecíveis, Roberto Gómez Bolaños, sem sobras de dúvidas, é um dos maiores comediantes da América Lat...

Menino Jesus: É o filho de Deus. Foi o escolhido para ser o salvador do povo.

Maria: É a mãe do filho de Deus. Do seu ventre, nasceu Jesus Cristo.

José: É o pai adotivo do menino Jesus; foi um homem judeu, provavelmente carpinteiro/pedreiro.

curral: É o local simbolizado pelo presépio. O curral era onde guardava-se o gado. Por isso, no presépio, Jesus fica sobre palhas, em uma manjedoura.

manjedoura: É um lugar de aconchego onde Jesus ficou quando nasceu.É como se fosse o berço de Jesus.

O burro e o boi: Os animais representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu. “Jesus não nasceu em palácios, nem em lugares luxuosos, mas sim em meio aos animais”.

Anjos: Os anjos anunciam a chegada do filho de Deus aos pastores. Eles sabem que nasceu o salvador

pastores: Os pastores são homens do campo, que simbolizam a simplicidade do povo, já que Deus acolhe todos, sem se importar com sua condição social

Estrela: A estrela de Belém é aquela que se coloca no alto da árvore. Foi ela que guiou os três Reis Magos quando Jesus Cristo nasceu.

Reis Magos: Os três Reis Magos – Melquior, Baltazar e Gaspar eram considerados sábios. Eles estavam no local onde Jesus nasceu. Eles vieram do Oriente conduzidos pela estrela. Chegaram à cidade de Belém, local de nascimento do menino Jesus, trazendo presentes: mirra, ouro e incenso. O padre explica que o ouro representava a realeza, a mirra era símbolo da paixão e o incenso significava a oração.


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro

Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Youtube

Categorias
Parceiros