Sem categoria

Qual é a origem da árvore de natal?

21 de dezembro de 2016 Nenhum comentário

A árvore de natal é a um dos símbolos mais populares na celebração de natal. Como sabemos, a árvore de natal pode ser uma árvore conífera de folhas perenes ou artificial. Costumamos enfeita-las com bolas natalinas e adornos. 

A árvore surgiu no terceiro milênio antes do nascimento de Jesus Cristo. Foi criada por civilizações europeias e asiáticas. A árvore na época era um símbolo divino para essas civilizações. Eles faziam festival em seu favor e a cultuavam ligando a entidades mitológicas. Sua projeção vertical da raiz até a ponta marcavam a aliança entre o céu e a mãe terra.

Quando era época de solstício de inverno, os povos da região dos países bálticos cortavam um pinheiro e levavam a suas casas. Lá a enfeitavam de forma semelhantes do que fazemos nos dias atuais. A primeira árvore de natal foi decorada em Riga, na Letônia, em 1510.

No século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença cristã, cortando um pinheiro sagrado dos povos pagãos. Como não teve sucesso, decidiu então a associar o formato triangular á Santíssima Trindade e as folhas perenes e resistentes a eternidade de Jesus, nascendo assim a Árvore de Natal.

Veja também
Períodos de decomposição do corpo humano Após a morte, nosso corpo perde suas defesas e começa a ser atacado por bactérias, micro-organismos e até mesmo por substâncias produzidas pelo nosso ...
Os insetos mais perigosos do planeta Mesmo existindo diversas listas que mostram quais são os insetos mais perigosos, os especialistas em insetos, conhecidos como entomologistas, nunca co...
WhatsApp libera recurso de apagar para todos. Saib... Nessa semana o WhatsApp liberou uma nova função, o apagar para todos. Quando o usuário utiliza esse recurso, a mensagem enviada também será apagada no...

A árvore moderna que conhecemos hoje foi criada na Alemanha a partir do século XVI e XVIII. A tradição que é feita pelos católicos, protestantes e ortodoxos ganhou toda a América Latina no século XX.


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro

Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Youtube

Categorias
Parceiros