Curiosidades sobre o corpo humano

Por que nascem cabelos brancos?

7 de Abril de 2017 Nenhum comentário

A cor dos cabelos das pessoas depende do nível de melanina presente no córtex do fio. Quanto maior o número de melanina presente no córtex do cabelo, mais escuro ele será e vice versa.

Para quem não sabe, melanina é uma proteína castanha ou preta que é encontrado nos animais e  plantas que possui a principal função de proteger contra a radiação solar. É a melanina que dá cor a pigmentação da pele, aos olhos e aos cabelos dos mamíferos.

Com o tempo a atividade de melanina vai diminuindo até que o corpo pare de vez de produzir o composto. Como não existe mais a proteína no corpo,  o couro cabeludo começa a ficar branco acontecendo a canície, nome dado à despigmentação do couro cabeludo.

Geralmente os cabelos brancos costumam a aparecer quando o ser humano completa três décadas de vida. Em alguns casos, dependendo da condição genética, a pessoa pode começar a ter cabelo branco mais cedo ou mais tarde que as outras. Doenças, o estresse e outros fatores contribuem na aparição dos primeiros fios brancos.

Veja também
Misturar bebidas alcoólicas aumenta a ressaca? Não. Embora o senso comum dizer sim: quase ninguém acha que beber conhaque com cachaça seja a mesma coisa que passar a noite toda tomando só cerveja. ...
Períodos de decomposição do corpo humano Após a morte, nosso corpo perde suas defesas e começa a ser atacado por bactérias, micro-organismos e até mesmo por substâncias produzidas pelo nosso ...
Qual é a capacidade máxima de comida que uma pesso... O estômago humano é um órgão elástico e possui cerca de 50ml quando está vazio. Quando cheio, se a pessoa não parar de ingerir alimentos, o órgão cheg...

Posts Relacionados




Bruno Pinheiro

Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Youtube

Categorias
Parceiros