Curiosidades sobre o universo

Por que estão surgindo crateras na superfície da terra?

29 de setembro de 2015 Nenhum comentário
Por que estão surgindo crateras na superfície da terra?




Recentemente uma imensa cratera se formou em uma área de camping de uma praia situada em Queensland, na Austrália. Essa imensa cratera, medindo cerca de 150 metros de diâmetro e mais de 3 metros de profundidade, engoliu barracas, carros e até pessoas. Além desse fato, também ocorreram outras formações de cratera na mesma ilha. Mas afinal, porque estas crateras estão começando a aparecer? Confira as repostas abaixo.

Todas esses sumidouros se formaram através de um processo de erosão, em que a capa de rocha presente sob o solo, nos quais são formadas por rochas de carbonato de cálcio, são dissolvidas por águas ácidas. Essas águas ácidas são resultadas da infiltração da chuva no solo, pois junto com a absorção de dióxido de carbono, e da reação com a vegetação que está em decomposição. Então, podemos dizer que essa água é a grande responsável por isso tudo.

Com o passar do tempo, essa erosão decorrente gera um grande número de pequenas cavernas presentes no fundo do solo, ou seja, essas cavernas não aguentam mais o peso do solo, fazendo então que a terra afunde e que se forme uma grande cratera.

Veja também
É normal haver três furacões no Oceano Atlântico?... Enquanto o maior furacão já registrado destrói parte dos Estados Unidos, especialistas em furacões já estão de olho em outros dois: Kátia e José. Mas ...
Como os furacões se formam? Os furacões são nada mais do que tempestades violentas com grande poder de destruição. Um furacão pode conter ventos com velocidade de mais de 200 km/...
Descubra onde você chegaria caso cavasse um buraco... Quem nunca teve a fantasia de cavar um buraco no chão e sair na China? Provavelmente você teve essa ideia quando era criança ou viu em algum desenho a...

Possíveis sinais de alerta

Através de sinais “naturais” é possível prever quando uma enorme cratera irá se abrir. Em áreas urbanas, por exemplo, quando janelas e portas não se fecham mais ou existem longas rachaduras na fundação da casa é sinal que uma cratera está para se abrir. Além disso, pequenos terremotos em uma pequena área também indicam que existe uma enorme quantidade de buracos debaixo do solo.

Cratera localizada em Guatemala. (Fonte da imagem: Uol)

Cratera localizada em Guatemala. (Fonte da imagem: Uol)

Outras crateras

Hoje existem inúmeras crateras já formadas por diversas partes do planeta. Possuindo mais de 650 metros de profundidade e 600 metros de diâmetros, a maior cratera do mundo fica localizado na China. Além dessa, existe uma de 100 metros de profundidade em Guatemala. Na Rússia está sendo monitorado uma cratera de mais de 120 metros de diâmetro, cuja a medida aumenta a cada dia que passa.

Sumidouro localizado na Rússia. (Fonte da imagem: Uol)

Sumidouro localizado na Rússia. (Fonte da imagem: Uol)


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro
Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.
Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Canal Manual dos Curiosos
Youtube

Categorias
Parceiros