Os papagaios realmente falam?

Por: Bruno Pinheiro | Publicado em 23 de setembro de 2017

Se você tem ou teve um papagaio em casa com certeza você deve ter ensinado ele a falar algumas palavras. Se não for o caso, você já teve ter visto algum falar. Como um papagaio possui um cérebro bastante desenvolvido, essa ave consegue reproduzir sons com mais facilidade.  Geralmente a ave costuma falar quando é mantida em cativeiro, onde exista muito movimento em sua volta. Mas será que realmente os papagaios falam? Confira a resposta.

Não, eles não falam. Um papagaio não possui a capacidade de se comunicar com as pessoas, pois apenas imitam os sons que costumam ouvir. A estrutura do bico e da língua do papagaio facilita a reprodução de sons, como palavras e assobios. É por isso que em alguns casos eles “falam” o que não deve ser falado ou assobiam estranhamente.

Outro fator que permite que os papagaios imitem sons é o fato de possuírem o controle total da siringe. Esse órgão é semelhante às cordas vocais humanas capazes de transmitir falas.  Quando estão na natureza, esse órgão é muito usado para imitar os sons de outras aves da mesma espécie, fazendo com que facilite a comunicação entre eles.

Existe uma época certa para ensinar um papagaio a falar?

Veja também
Por que o gato sempre cai em pé? Gato caindo de pé. (Fonte da imagem: Internet/Reprodução) Por que o gato possui um alto senso de equilíbrio no qual lhe permite executar movimentos ...
Por que as tartarugas andam tão devagar? Uma tartaruga não precisa ser rápida para poder sobreviver. Sua grande proteção está em seu casco feito de materiais altamente resistente. Com essa pr...
Qual é o animal aquático mais rápido do mundo? Segundo o Guinness Book o livro dos recordes, o animal aquático mais rápido do mundo é o peixe agulhão-vela, um peixe com bico em forma de espada e ba...

Sim, existe. A época certa para ensinar um papagaio a falar é a partir dos dois meses de idade até se tornar adulto. Essa fase é quando eles assimilam melhor tudo o que escutam. A capacidade de fala variam muito, dependendo da sua personalidade e de como são tratados. Para que sejam mais falantes, é necessário que o dono incentive a ave para produzir sons, mas feito de forma certa.

Para facilitar é necessário que o papagaio tenha bastante interação com as pessoas. Não pode gritar ao estimula-lo a falar. Ensinar a falar muitas palavras ao mesmo tempo pode prejudicar. Se você deseja ensinar seu papagaio a imitar sons, comece com pequenas frases e dê recompensas quando ele conseguir falar alguma palavra. Se isso acontecer, fará com que o animal se estresse e apresente diversas doenças.

LEMBRA-SE: ao adquirir um papagaio verifique se a ave é um animal silvestre ou não. Para ser considerado legal é necessário que seja comprado em algum criadouro registrado no Ibama, ter nota fiscal e uma anilha de identificação. Caso contrário o animal é considerado ilegal, podendo a pessoa portadora da ave responder pela lei de crimes ambientais, além de ter que pagar uma multa e ter o animal apreendido.

Fontes: Ranking Brasil | R7 | Revista Meu Pet


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro
Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.
Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Youtube

Categorias
Parceiros