Manual dos Curiosos logomarca

CURIOSIDADES SOBRE ANIMAIS

O peixe mais profundo já capturado pelo homem

Por: Bruno Pinheiro
2 de dezembro de 2017

O peixe mais profundo já capturado pelo homem


Você sabia que existe um lugar que é conhecido por ser a região mais profunda do oceano? Conhecida como Fossas Marianas, esse lugar é a região mais funda do mar. Lá não chega iluminação, a temperatura é congelante e a pressão  é 800 vezes maior do que da superfície. Parece difícil para um peixe viver certo? Errado! Essa semana foi capturado um peixe vivendo a mais de 8 mil metros de profundidade, nadando de boa nessa região.

O peixe mais profundo já capturado pelo homem

O peixe mais profundo já capturado pelo homem é uma espécie recém descoberta do Peixe Caracol. Com o nome de Pseudoliparis swirei, esse peixe é capaz de viver a mais de 8 mil metros de profundidade. Essa espécie já foi capturada diversas vezes, mas nunca foi capturado um exemplar vivendo nessa profundidade. Existe até um vídeo que mostra eles nadando a mais de 7 mil metros, que você verá logo abaixo.

Medindo cerca de 14 centímetros de comprimento, o peixe possui uma pele translúcida – na qual dá para observar seus órgãos internos –  e não possui escamas. Eles não vivem somente nas Fossas Marinhas, pois já foram encontrados vários deles vivendo em águas profundas de diversas regiões. Seu prato favorito é camarão ou outros crustáceos que vivam perto da região onde costumam habitar.

Apesar de ser gelatinoso, esse peixe possui diversas adaptações para suportar o local onde eles vivem. As análises feitas através dos ovos, do esqueleto e do DNA do animal deram que se trata de uma nova espécie de peixe. Essa nova espécie foi oficializada recentemente, através de um estudo publicado no jornal Zootaxa. Seu faz referência a explorador: Herbert Swire. Junto ao seu nome do nome científico é do mergulhador que descobriu a existência das Fossas Marianas, no fim do século 19.

Fonte: Mega Curioso | Super Interessante


Posts Relacionados

Sobre o autor


Bruno Pinheiro
Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Comentários


Comente algo

Publicidade

Youtube

Categorias