Manual dos Curiosos logomarca

CURIOSIDADES DO MUNDO

O continente africano poderá se dividir em dois?

Por: Bruno Pinheiro
7 de Abril de 2018

O continente africano poderá se dividir em dois?


Recentemente tem surgido diversas imagens sobre uma enorme rachadura presente no continente africano. De acordo com geólogos, essa rachadura mede cerca de 20 centímetros de largura e 15 metros de profundidade. Mas afinal, o continente africano poderá se dividir em dois?

O vídeo abaixo mostra a grande rachadura presente no Quênia. 

O surgimento repentino

A rachadura de mais de 3 mil quilômetros de extensão apareceu em março desse ano, próximo a cidade de Rifit Valley, o Vale da Fenda em português.  Essa fenda vai entre o Golfo de Áden na Somália e segue sentido sul até o Zimbábue, passando ainda por Etiópia e Tanzânia, além do próprio Quênia.

O continente africano poderá se dividir em dois?

Sabemos que há cerca de 138 milhões de anos atrás houve a separação do Brasil com o continente africano. Essa separação se deu devido as movimentações das placas tectônicas mergulhadas no magma. Para geólogos existe simm uma grande possibilidade de haver um novo continente através dessa rachadura. Com esse novo continente prestes a ser formado, podemos dizer que o continente africano poderá se dividir em dois.

Principais causas do seu surgimento

Para os geólogos a resposta sobre o porquê apareceu essa fenda é bem simples: toda essa região onde se encontra essa rachadura é o local de encontro de duas placas tectônicas.  Semelhante ao que aconteceu a divisão da áfrica com o Brasil, essa nova divisão está acontecendo devido os abalos entre as placas tectônicas Africana e a Somali. Essas placas estão em constante movimentação, flutuando sobre o magma. Quando maior for o abalo mais chance de causar uma ruptura da litosfera, ou um rifte, como é chamado na geologia.

É isso que está acontecendo no Vale da Fenda.  Tudo isso foi causada por uma superpluma, uma espécie de jorro de lava que emerge desde as profundezas do planeta.Essa superpluma causa um enfraquecimento da litosfera como resultado do aumento de temperatura e pressão. Além de causar o rifte, o fenômeno também é usado para explicar a topografia anormalmente alta no planalto africano.

Não se adiante

Antes de mais nada, o continente africano poderá se dividir em dois somente daqui a milhões de anos.

Fonte: BBC | Mega Curioso | Galileu

Imagens: BBC | Mega Curioso


Posts Relacionados

Comentários


avatar

Publicidade

Youtube

Categorias