Manual dos Curiosos logomarca

FATOS CURIOSOS

Mitos e verdades sobre o chiclete

Por: Bruno Pinheiro
12 de Abril de 2017

Mitos e verdades sobre o chiclete


O chiclete sem dúvida é o tipo de doce que toda a criançada adora. Mas o mundo do chiclete não é apenas dos pequenos e sim dos adultos, pois a cada dia eles estão se tornando fã desse tipo de doce. O fato é que a indústria alimentícia tem se dedicado a criar produtos sofisticados com a tentativa de se encaixarem na demanda de gente grande.

Hoje em dia, além das versões coloridas e recheados, já existem goma de mascar sem açúcar e os que prometem clarear os dentes. Mas todos têm algumas dúvidas em relação ao chiclete, como por exemplo, o chiclete pode atrapalhar a dieta? Ele tem alguns benefícios para a saúde bucal? Foi pensando nisso que preparamos um artigo com mitos e verdades sobre o chiclete. Confira.

Os chicletes são prejudiciais à dieta?

Fonte da imagem: Internet/Reprodução

Mito. Os chicletes convencionais, mesmos os que possuem adição de açúcar, não são prejudiciais a sua dieta. Uma unidade corresponde, em média, a 2,5 calorias.

A goma de mascar pode causar dores no estômago?

Fonte da imagem: Internet/Reprodução

Verdade. Se a pessoa tiver mascando chiclete por horas ou várias vezes por dia e não ter ingerido nenhum alimento, o ato vai estimular a produção do suco gástrico e vai provocar dores fortes nas paredes do estômago.

Todas as versões de chiclete podem causar cárie?

Fonte da imagem: Internet/Reprodução

Mito. Sem dúvida o açúcar é o grande causador da cárie. Por isso que existem as versões diet e light que ficam fora dessa lista.

O chiclete pode ter benefício para a higiene bucal?

 

Verdade. O ato de mascar chiclete provoca uma limpeza superficial nos dentes.

Os chicletes aliviam o mau hálito?

 

Verdade. A ação da limpeza dos dentes e a produção em excesso de saliva faz com que as células da boca sejam renovadas. Por ser uma ação momentânea não serve para todo o mundo.

O chiclete ajuda a clarear os dentes?

 

Mito. Mesmo as versões que prometem esse benefício contêm concentrações muito baixas de peróxido (substância clareadora) para proporcionar algum clareamento. Lembrando que o peróxido é tóxico e não é recomendável usar em altas concentrações.

A goma é indicada para certos tratamentos bucais?

Verdade. Em alguns casos o chiclete é recomendado com ação de fisioterapia. Quando há inflamação dos músculos ou abertura limitada da boca (trismo muscular), o uso da goma é benéfico para minimizar o inchaço, fortalecer a musculatura bucal e recuperar os movimentos da mandíbula.


Posts Relacionados

Sobre o autor


Bruno Pinheiro
Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Comentários


Comente algo

Publicidade

Youtube

Categorias