Tecnologia

Do mIRC ao WhatsApp: A Evolução dos Comunicadores Instantâneos

19 de Abril de 2017 Nenhum comentário

Nos tempos atuais é muito fácil de nos comunicarmos com o mundo afora. Existem diversos programas, aparelhos e sites que possibilitam a comunicação de forma instantânea. Mas como todo o mundo sabe, para chegar a todas essas facilidades, muitas coisas mudaram e novos programas vieram surgindo no decorrer da história da internet. 

Que tal relembramos os comunicadores que fizeram sucesso dos anos 90 até os dias atuais? Confira.

mIRC

Quem não se lembra do mIRC? Bem, na verdade, ele não era exatamente um comunicador instantâneo e sim uma sala de bate-papo, onde era permitido conversas privadas, em grupo e trocas de arquivos. O programa usava o protocolo IRC(Instante Relay Chat) e foi visto pela primeira vez em 1993. Sua fama chegou quando surgiram as principais redes de IRC no mundo, conectando pessoas em sala de bate-papo com os mais variados temas.

Veja também
Quem inventou a lâmpada? A primeira lâmpada foi feita pelo o cientista Tomas Alva Edison em 1880. Antes já era empregado a energia elétrica em lâmpadas de arco que era emprega...
Sites das antigas que ainda permanecem no ar A constante evolução da internet fez com que diversos sites tivessem que sair do ar ou, simplesmente, ter seu designer totalmente reformulado. Mas ape...
Qual foi o primeiro computador do mundo? O ENIAC (Electrial Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital de grande escala do mundo. Foi criado em fevereiro de 1946 pel...

A decadência do mIRC começou por volta de 2003 quando os mensageiros instantâneos se tonaram populares, permitindo bate-papo com amigos sem ser importunados por desconhecidos, uma série de recursos que o IRC não permitia.

Apesar de sua decadência, o mIRC ainda existe e pode ser abaixado pela  internet. Várias redes foram criadas para que usuários possam usufruir os recursos do sistema. O programa ainda é usado por gamers, hackers e por distribuições Linux(suporte aos clientes).

ICQ

Com a chegada do ICQ, o mIRC começou a perder o seu reinado em muito pouco tempo. O nome ICQ surgiu da brincadeira com a frase “I seek you” (“eu procuro você”), que possui o mesmo som de ICQ quando falado em inglês.

Ele foi desenvolvido em 1996 e teve a sua fama até meados dos anos 2000. Cada usuário do ICQ tinha um número de identificação, conhecido como UIN que era a única informação permanente. O número de ICQ não é mais fornecido durante o cadastro deste agosto de 2010, porém, os usuários ainda podem saber qual é o seu número através de seus perfis.

Apesar de sua decadência, o ICQ ainda existe e já está na sua versão 10 para Windows. Hoje o mensageiro permite a comunicação através de áudio e vídeo de forma segura. Com a popularizarão dos smartphones, o ICQ ganhou versões para iOS e Android, além de outros modelos de celulares.

MSN Messenger ou Windows Live Messenger

Há 13 anos surgia o MSN Messenger, que mais tarde começou a ser chamado de Windows Live Messenger.

A primeira versão era composta por recursos bem básicos, com uma lista de contatos simples. O aplicativo permitia basicamente se conectar, alterar o status, adicionar, bloquear e deletar usuários. Para ter acesso, era necessário que o usuário ter uma conta no Hotmail, MSN ou AOL.

Em 15 de março de 2013 o mensageiro foi oficialmente aposentado e substituído pelo Skype, deixando muitos fãs descontentes. Com a sua aposentadoria, todos os contatos que utilizavam a plataforma de comunicação instantânea foram transferidos para o mensageiro substituto. Hoje não é mais possível entrar e nem baixar o MSN.

Yahoo! Messenger

Com as mesmas funções do Windows Live Menssenger, o portal Yahoo! lançou em 1998 seu próprio mensageiro, o Yahoo! Messenger. Sua grande evolução aconteceu e 2006, quando foi permitido a integração com o MSN, líder na época. O programa ainda continua funcionando e permite a conexão com o Flickr e o chat do Facebook.

Skype

 

A comunicação por voz e vídeo são as principais funcionalidades do Skype. O programa é muito utilizado no meio corporativo para teleconferências. O Skype possui serviços de assinaturas e compras de créditos, onde o usuário pode pagar tarifas muito baixas de ligações para fixo e celulares para o mundo todo.

A empresa foi fundada em 2003 e comprada pela eBay em 2005. Logo em seguida, em 2011, a Microsoft adquiriu o serviço por 8,5 bilhões de dólares.

Gtalk

A Google, sabendo que domina grande parte do mercado de internet, lançou em 2005 um próprio comunicador chamado Google Talk.

O comunicador do Google era mais focado para uso na internet, ou seja, não precisamos tê-lo instalado no computador. Para poder utiliza-lo, bastava apenas acessar o GMail ou Orkut que poderíamos conversar com contatos adicionados no e-mail ou na rede social.

Apesar da simplicidade, o Google Talk fazia as principais funções dos comunicadores modernos, como a videoconferência. E um dos seus maiores atrativos é que as conversas eram armazenadas no GMail como se fosse e-mails.

Em 15 de maio de 2013 o GTalk foi substituído pelo Hangouts.

Para continuar lendo, utilize a paginação abaixo.


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro

Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Youtube

Categorias
Parceiros