Curiosidades sobre animais

Como os pombos-correios entregavam a mensagem no local exato?

2 de novembro de 2017 Nenhum comentário

Os pombos-correios eram muito utilizados como forma de envio de mensagens e de documentos durante a Primeira Guerra Mundial. Eles são uma variedade domesticada dos pombos-comuns, mas com a incrível habilidade de voltar ao ninho mesmo a longa distância. Mas afinal, como os pombos-correios entregavam a mensagem no local exato?

Os pombos-correios foram utilizados para carregar mensagens escritas e longa distância. Isso era feito através de papéis finos amarrados aos seus pés. Atualmente existem indícios de que eles ainda são utilizados, sendo que até pouco tempo atrás o pombo-correio era utilizado pelo Exército Russo.

Existem diversas teorias que explicam como os pombos-correios entregavam a mensagem no local exato. A mais aceitável dela é que a ave sempre volta ao lugar de onde nasceram, como já mencionado.  Existem outras quartas teorias, são elas:

  1. Os pombos possuem um instinto natural, semelhante aos das aves migratórias;
  2. Eles possuem uma bússola natural em seu bico. Acreditam que ele é formado por partículas magnéticas que sempre apontam para o norte da Terra.
  3. Eles possuem uma supervisão que permite que localizem pontos de referências com mais facilidade;
  4. E por fim, eles se orientavam pela posição do Sol.

Extra

Cher Ami, o pombo-correio herói


Uma história diz que um pombo-correio salvou a vida de 194 americanos de um batalhão que estava perdido durante a Primeira Guerra Mundial. O pombo, que se chamava Cher Ami, foi adotado e criado pelo Exército Americano da cidade de Binarville, na França. Depois de muito tempo de treinamento, Ami foi doado ao comandante da 77ª Divisão de Infantaria Americana, grupo que ficou famoso após ficar preso a uma depressão na floresta e cercado pelos  inimigos alemães e americanos (pois não sabiam que tinham grupos aliados por perto).

Veja também
O que significam o movimento da cauda dos gatos? Os gatos utilizam sua cauda como meio de comunicar suas expressões com outros gatos ou  até com seres humanos. Confira nesse post algumas posturas da ...
Cães e gatos enxergam só em preto e branco? Mito. Eles podem enxergar cores sim, mas de uma forma diferenciada do que os seres humanos. Diferente de nós, que possuímos três tipos de pigmentos na...
Por que a abelha morre depois de ferroar uma pesso... A abelha operária, encarregada de dar proteção a colmeia até com a própria vida, possui seu ferrão envolvidos por pequenas farpas que impedem de que s...

O comandante teve a ideia de utilizar o pombo para enviar uma mensagem para os compatriotas em busca de ajuda. Em outubro de 1918, Cher Ami partiu com a mensagem rumo ao destino. Percorreu 40 quilômetros até o local, mas como passou por cima dos inimigos, acabou baleado e teve uma de suas pernas arrancadas. Apesar de estar todo machucado, Cher conseguiu levar a mensagem aos compatriotas salvando a vida de 194 americanos do batalhão perdido.

Devido aos ferimentos Cher Ami teve que se aposentar. O heroísmo rendeu a ave a Cruz de Guerra da França e até hoje é destaque.


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro

Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Youtube

Categorias
Parceiros