Manual dos Curiosos logomarca

CURIOSIDADES SOBRE O CORPO HUMANO

Como o álcool age no corpo humano?

Por: Bruno Pinheiro
25 de julho de 2015

Como o álcool age no corpo humano?


Quando ingerido, o álcool passa por diversas partes do corpo humano deixando suas pequenas moléculas de etanol. Confira abaixo como o álcool age no corpo humano e veja quais são as etapas em que as moléculas começam a entrar na corrente sanguínea.

1- O álcool já começa a agir no corpo quando a pessoa toma o primeiro gole. Quando a bebida entra em contato com a boca, uma pequena parte das moléculas de etanol entra na corrente sanguínea através da mucosa da boca.

2- Passando pelo esôfago, a bebida chega ao estômago. Até deixar o órgão, apenas 25% do etanol é liberado na corrente sanguínea. O efeito maior ocorre quando as moléculas de etanol chegam ao intestino delgado, órgão cheio de vasos e membranas permeáveis.

3- No intestino delgado, as moléculas de etanol levam cerca de 20 a 60 minutos para estar totalmente digeridas e espalhadas na corrente sanguínea. O tempo depende de vários fatores, como a presença de comida no estômago e a velocidade em que a pessoa bebeu.

4- É através do sangue que as moléculas chegam aos tecidos que possuem células com alta concentração de água, como o cérebro, rins, coração e o fígado.

5- Para facilitar a eliminação, o fígado quebra em partes menores 90% das moléculas de etanol. O processo é de uma lata de cerveja por hora. Acima disso, o etanol passa a intoxicar o organismo e causar grandes efeitos quando ingeridos além da conta.


Posts Relacionados

Sobre o autor


Bruno Pinheiro
Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Comentários


Comente algo

Publicidade

Youtube

Categorias