Manual dos Curiosos logomarca

CURIOSIDADES SOBRE O CORPO HUMANO

Como é feita a exumação de um cadáver?

Por: Bruno Pinheiro
2 de Abril de 2018

Como é feita a exumação de um cadáver?


A exumação é a forma mais comum de verificar as possíveis causas da morte de uma pessoa. Geralmente é para verificar se o indivíduo foi assassinado, morreu por causas naturais ou apenas para a transferência de um túmulo para o outro. Em algumas religiões, o ato de exumar uma pessoa é considerado como um sacrilégio. O modo de como é feita a exumação de um cadáver é bem simples. Confira.

Antes de mais nada, a exumação precisa ser realizada após três anos da morte da pessoa. Em todos os casos é necessário que autoridades estejam presentes e que estejam com equipamentos especiais.  Dependendo do cemitério, para que seja feita antes de três anos, será necessário apresentar um pedido judicial. De acordo com especialistas, três anos é o período necessário para que o corpo da pessoa esteja pronto para o ato. Dependendo da pessoa é nesse tempo que estará sobrando apenas os ossos.

Veja também:

Como é feita a exumação?

Assim que o corpo da pessoa é desenterrado, os coveiros retiram tudo que é de sujeira, como restos de pele e de roupa. Após isso, os ossos são guardados em recipientes especiais e são transferidos para o lugar pretendido. Quando o pedido de exumação é feito através de pedido judicial, afim de descobrir qual é a verdadeira morte da pessoa, os ossos são transferidos para o Instituto Médico Legal de forma cautelosa. Lá eles verificam vestígios presentes no ossos, cabelos e unhas que possam definir a verdadeira causa da morte da pessoa.

Fontes: Crematório Vila Alpina | Mundo Estranho


Posts Relacionados

Sobre o autor


Bruno Pinheiro
Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Comentários


Comente algo

Publicidade

Youtube

Categorias