Curiosidades sobre o Brasil

Como é elaborado e corrigido as provas de concursos públicos ou vestibulares?

8 de Maio de 2017 Nenhum comentário

Cada faculdade e concurso público possui seus próprios critérios de elaboração e correção de suas provas. Como não dá para falar de todas as universidades e concursos públicos, iremos mostrar alguns itens básicos que é usada na maioria das instituições de ensino do país. Como o volume de provas é muito grande, toda a correção é feita de forma computadorizada através de leitores ópticos.

Confira abaixo como é corrigido e elaborado as provas de concursos públicos ou vestibulares.

Passo 1- É aberta uma seleção pela empresa que organiza o concurso. É conferido quais as habilidades necessárias para as vagas. Após isso, cria-se uma base para definir, com auxílio de professores universitários, o conteúdo programático. Tudo é publicado em um edital dois meses antes da realização da prova.

Passo 2- O planejamento envolve também profissionais de pedagogia e letras. É definido o número, ordem, nível de dificuldade de cada questão, tempo e formatos. Além disso, é estipulado o nível de escolaridade mínima dos candidatos.

Veja também
Lanchonete que mais permanece aberta no Brasil A lanchonete Parada Sfalsin, localizada na BR 101, na cidade  Ibiraçu - ES, está a 47 anos aberto dia e noite, sem fechar sequer um dia. Deste 1947 ab...
Quem foi o primeiro craque do futebol brasileiro? Antes mesmo de o mundo conhecer e reverenciar o talento de Pelé e Garrinha, o Brasil já tinha um grande craque, o centroavante Arthur Friedenreich. ...
Quando ocorreu a primeira transmissão de rádio no ... A primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu em 07 de setembro de 1922 durante a exposição internacional do centenário do país. No clima festivo,...

Passo 3- Três bancas de especialistas elaboram as questões, sempre inéditas e exclusivas. Geralmente é trabalhada com mais de uma banca, para que assim aumente o sigilo.

Passo 4- Após a elaboração, o material é verificado questão por questão. Checam se as questões estão de acordo com o conteúdo, se são inéditas, se é clara ou se alguma alternativa não está óbvia.

Passo 5- As questões elaboradas pelas as bancas são misturadas em um processo informatizado. Conforme o tema, a dificuldade e formato, as perguntas são embaralhadas com o auxílio de um software, seguindo o padrão que foi determinado pelos organizadores da prova.

Passo 6- Após as questões serem embaralhadas, as provas começam a ser impressas e lacradas. São etiquetadas e colocadas dentro de um malote, que também é lacrado com um número de registro. Em seguida, são colocadas dentro de caixas e armazenadas em salas-cofres até o dia do concurso.

Passo 7-Na véspera do concurso, as provas são transportadas com escolta até a escola indicada pela etiqueta nela presente. Para aplicar o teste, fiscais terceirizados, que geralmente são funcionários da própria escola, são contratados para ficar na sala de aula.

Passo 8- As provas e folhas de respostas são recolhidas e levadas de volta à empresa responsável pelo concurso. Por questão de segurança, um dia depois é montado o gabarito e divulgado.

Passo 9- O processo de correção é elaborado por leitores óticos, que dá o resultado de cada prova e elimina os que ficaram abaixo da nota de aprovação.

Passo 10- Após esses processos, começa a fase de aprovados, a publicação dos classificados e a homologação do evento, que geralmente demoram cerca de dois meses para o concurso ser definitivamente concluído.


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro

Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Youtube

Categorias
Parceiros