Manual dos Curiosos logomarca

CURIOSIDADES SOBRE O UNIVERSO

As teorias de Stephen Hawking

Por: Bruno Pinheiro
19 de Março de 2018

As teorias de Stephen Hawking


Falecido em 14 de março desse ano, Stephen Hawking foi um físico teórico e cosmólogo mais consagrados da atualidade. Era conhecido por lançar teorias sobre buracos negros. Também foi conhecido por ser professor em cadeira que já foi ocupada por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Além da teoria de Hawking, a mais famosa dele, Stephen também possui outras teorias. Confira quais são as teorias de Stephen Hawking mais famosas e interessantes.

As Teorias de Stephen Hawking

Relatividade Geral

relatividade geral - as teorias de Stephen Hawking

Entre as teorias de Stephen Hawking, está uma bem conhecida: A teoria da Relatividade Geral. Mas antes de tudo é preciso dizer que a Teoria da Relatividade Geral não é de Hawking, mas sim de Albert Einstein. O que acontece é que ele e Mlodinow fizeram um estudo mais avançado sobre essa teoria descoberta por Einstein. Com isso descobriram que essa teoria também é utilizada em um sistema bastante usado no mundo todo.

A Teoria da Relatividade Geral conta como a matéria e a energia influenciam o meio e causam curvaturas no espaço-tempo. Essa teoria possui grandes ligações com a formação de buracos negros e foi por isso Hawking decidiu avançar mais. A Relatividade Geral enuncia que o tempo é mais lento quando existe um corpo de grande massa perto de nós. Na época em que foi descoberta, era possível dizer que ela se aplicava somente a grandes eventos do universo, como a formação de um buraco negro, por exemplo.

Para Hawking e Mlodinow isso não tem haver somente com grandes eventos do universo. A Relatividade Geral também está presente no GPS, pois ela garante que o sistema fique mais preciso na hora de medir a rota desejada. Se não fosse por isso, o sistema de GPS seria totalmente inútil.

Força da luzforça da luz -as teorias de Stephen Hawking

Uma lâmpada incandescente de 1 watt emite um quintilhão de fótons por segundo. De maneira primária, os fótons são nada mais que pequenos pacotes dentro dos quais a luz é emitida, ou seja, é a partícula elementar da luz.

O passado é uma verdadeira possibilidade

O passado é uma verdadeira possibilidade - as teorias de Stephen Hawking

Dentro das as teorias de Stephen Waiking, essa teoria é um pouquinho difícil de entender. Para ele, se uma partícula viajou de um ponto para outro sem observar o seu caminho, é possível concluir que essa partícula fez todos os caminhos possíveis para construir sua própria trajetória. O princípio da mecânica quântica explica: “se qualquer evento no passado não foi observado e registrado, ele é tão indefinido quanto um evento futuro. Dessa forma, não se pode dizer que ele aconteceu de determinada maneira, e sim de todas as maneiras possíveis ao mesmo tempo.”

O teorema de Pitágoras não foi criado por Pitágoras

O teorema de Pitágoras não foi criado por Pitágoras - as teorias de Stephen Hawking

Quem não se lembra do teorema de Pitágoras? Para quem não sabe ou não se lembra, o teorema de Pitágoras é um cálculo que é aplicada em qualquer triangulo retângulo. Esse teorema diz que o quadrado da hipotenusa é a igual à soma dos quadrados dos catetos.

Mas para Hawking e Mlodinow esse teorema bastante conhecido não foi criado pelo próprio Pitágoras. Segundo os cientistas, esse teorema já era aplicado pelos antigos babilônios, em 570 a.C, antes mesmo de Pitágoras nascer.

O universo criou por si mesmo

O universo criou por si mesmo - as teorias de Stephen Hawking

Entre as teorias de Stephen Hawking, essa foi a teoria mais polêmica de Hawking. Em seu livro, “O Grande Projeto”, o físico afirma que o universo que conhecemos hoje tenha sido criado por si mesmo, sem ajuda de qualquer outra figura, como Deus, por exemplo.

Para os dois cientistas isso é totalmente justificável. Segundo eles, o universo pode ter surgido totalmente do zero, ou seja, de um estado onde nada existia. Além disso, eles supõem também que a gravidade é a grande responsável da regularização dos mecanismos das galáxias.

Fonte: Olhar Digital | ObservadorHypescience


Posts Relacionados

Comentários


avatar

Publicidade

Youtube

Categorias