Manual dos Curiosos logomarca

CURIOSIDADES SOBRE O BRASIL

As estrelas da bandeira do Brasil

Por: Bruno Pinheiro
20 de julho de 2017

As estrelas da bandeira do Brasil


Adotada em 19 de novembro de 1889,  a atual bandeira do Brasil possui cores estabelecidas pelo o decreto-lei numero quatro de 19 de novembro de 1889. De lá para cá as cores da bandeira sofreram poucas alterações. Como sabemos, a bandeira é formada por um retângulo verde com a dimensão 7:10, um losango amarelo, um círculo azul com uma faixa branca e estrelas.

Correspondência entre estrelas da bandeira do Brasil e as unidades de federação

A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro estandarte oficial do Brasil desde sua independência.

No círculo azul possuem 27 estrelas e 8 constelações. Cada estrela representa um estado como é mostrado na figura acima.

O dia da bandeira é comemorado em 19 de novembro. A data é em comemoração da criação da bandeira republicana. Todo o ano nesse dia é obrigatório a queima das bandeira em mau estado. Esse procedimento é realizado pelas forças armadas brasileiras.

Como sabemos, cada estrela da bandeira do Brasil representa uma unidade da federação. Temos um exemplo da estrela alfa do Cruzeiro, a famosa estrela de Magalhães, que representa o estado de São Paulo. Já as constelações temos exemplo o Cruzeiro do Sul, que representa todos os estados do sudeste do país. Já a estrela gama do Cruzeiro, conhecida como Rubídea, representa o estado da Bahia. Essa é a única estrela que está perto da constelação Cruzeiro do Sul que não representa a região sudeste do país.

Já o Distrito Federal é representado pela estrela Sigma do Oitante, estrela muito fraca que não é possível o ser humano enxerga-la. Ela possui pouco destaque na astronomia. Dessa maneira todas as outras estrelas (ou estados no caso) vão girar em torno dela em seus movimentos aparentes.

 


Posts Relacionados

Sobre o autor


Bruno Pinheiro
Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Comentários


Comente algo

Publicidade

Youtube

Categorias