Curiosidades sobre o Brasil

As estrelas da bandeira do Brasil

20 de julho de 2017 Nenhum comentário

Adotada em 19 de novembro de 1889,  a atual bandeira do Brasil possui cores estabelecidas pelo o decreto-lei numero quatro de 19 de novembro de 1889. De lá para cá as cores da bandeira sofreram poucas alterações. Como sabemos, a bandeira é formada por um retângulo verde com a dimensão 7:10, um losango amarelo, um círculo azul com uma faixa branca e estrelas.

Correspondência entre estrelas da bandeira do Brasil e as unidades de federação

A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro estandarte oficial do Brasil desde sua independência.

No círculo azul possuem 27 estrelas e 8 constelações. Cada estrela representa um estado como é mostrado na figura acima.

Veja também
Países onde é possível dirigir com a CNH brasileir... Para quem quer viajar para o exterior e conduzir um automóvel em outro país é recomendado a pessoa ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID) em...
Qual é a maior baía do Brasil? A maior baía do Brasil é a Baía de Todos os Santos, localizada na Bahia. Com uma extensão de 1233 km² e com 42 metros de profundidade, a região é cons...
A primeira revista em quadrinhos do Brasil A primeira revista em quadrinhos a ser lançada no Brasil  foi o Tico-Tico, em 11 de novembro de 1905. Foi criada pelo o jornalista Luís Bartolomeu de ...

O dia da bandeira é comemorado em 19 de novembro. A data é em comemoração da criação da bandeira republicana. Todo o ano nesse dia é obrigatório a queima das bandeira em mau estado. Esse procedimento é realizado pelas forças armadas brasileiras.

Como sabemos, cada estrela da bandeira do Brasil representa uma unidade da federação. Temos um exemplo da estrela alfa do Cruzeiro, a famosa estrela de Magalhães, que representa o estado de São Paulo. Já as constelações temos exemplo o Cruzeiro do Sul, que representa todos os estados do sudeste do país. Já a estrela gama do Cruzeiro, conhecida como Rubídea, representa o estado da Bahia. Essa é a única estrela que está perto da constelação Cruzeiro do Sul que não representa a região sudeste do país.

Já o Distrito Federal é representado pela estrela Sigma do Oitante, estrela muito fraca que não é possível o ser humano enxerga-la. Ela possui pouco destaque na astronomia. Dessa maneira todas as outras estrelas (ou estados no caso) vão girar em torno dela em seus movimentos aparentes.

 


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro

Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Youtube

Categorias
Parceiros