A primeira cidade a ter energia elétrica no Brasil

Por: Bruno Pinheiro | Publicado em 28 de setembro de 2015

A implantação de energia elétrica ocorreu na era de Dom Pedro II, no ano 1883. Com uma termoelétrica a vapor, a primeira cidade que recebeu o serviço foi Campos de Goytacazes, localizada no norte do Rio de Janeiro.

Por ter sido uma cidade de grande importância, e também de conter uma usina termoelétrica, a cidade de Campos Goytacazes foi a primeira cidade a receber energia elétrica do Brasil e da América Latina.

No período colonial, a cidade foi referência econômica e política para o Brasil. O município também teve relevância para o movimento abolicionista no país.

Veja também
Lanchonete que mais permanece aberta no Brasil A lanchonete Parada Sfalsin, localizada na BR 101, na cidade  Ibiraçu - ES, está a 47 anos aberto dia e noite, sem fechar sequer um dia. Deste 1947 ab...
Por que o dia 1º Abril é considerado o dia da ment... Há muitas explicações para o 1 de Abril ter se transformado no dia da mentira, ou simplesmente, o dia dos bobos. Umas delas explica que a brincadeira ...
Qual foi o primeiro brinquedo eletrônico a ser fab... Conhecido como ‘computador que fala’, o Genius, da Estrela, foi o primeiro brinquedo eletrônico a ser fabricado em solo brasileiro. O Genius era um b...

O serviço foi inaugurado em 1883, pelo o imperador Dom Pedro II. Com uma usina termoelétrica a vapor,e com a potência de 52kw, fornecia energia para 39 lâmpadas de duas mil velas cada.

Além de ter sido o primeiro município a receber iluminação pública, Campos de Goytacazes foi um dos primeiros municípios a embarcar voluntários para a guerra do Paraguai, em 1865.


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro
Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.
Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Youtube

Categorias
Parceiros