Curiosidades sobre o Brasil

A primeira cidade a ter energia elétrica no Brasil

28 de setembro de 2015 Nenhum comentário

A implantação de energia elétrica ocorreu na era de Dom Pedro II, no ano 1883. Com uma termoelétrica a vapor, a primeira cidade que recebeu o serviço foi Campos de Goytacazes, localizada no norte do Rio de Janeiro.

Por ter sido uma cidade de grande importância, e também de conter uma usina termoelétrica, a cidade de Campos Goytacazes foi a primeira cidade a receber energia elétrica do Brasil e da América Latina.

No período colonial, a cidade foi referência econômica e política para o Brasil. O município também teve relevância para o movimento abolicionista no país.

O serviço foi inaugurado em 1883, pelo o imperador Dom Pedro II. Com uma usina termoelétrica a vapor,e com a potência de 52kw, fornecia energia para 39 lâmpadas de duas mil velas cada.

Veja também
Países onde é possível dirigir com a CNH brasileir... Para quem quer viajar para o exterior e conduzir um automóvel em outro país é recomendado a pessoa ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID) em...
Produtos de grandes empresas que não encontramos n... Com a cultura e as tradições diversificadas, empresas alimentícias apostam em sabores exóticos para tentar agradar o gosto do público. Com isso, elas ...
Conheça o goleiro brasileiro que menos sofreu gol ... Defendendo o Vasco da Gama, o recordista ficou mais de um ano sem sofrer gol. Entre maio de 1977 e setembro de 1978 a rede não balançou em campeonatos...

Além de ter sido o primeiro município a receber iluminação pública, Campos de Goytacazes foi um dos primeiros municípios a embarcar voluntários para a guerra do Paraguai, em 1865.


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro

Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Canal Manual dos Curiosos
Youtube

Categorias
Parceiros