Qual é a diferença entre lâmpada incandescente, fluorescente e LED?

0

A escolha certa do tipo da lâmpada pode estar relacionada a mais de um objetivo. Os objetivos são melhorar o consumo, o custo, a durabilidade, a luminosidade, entre outros fatores. As diferentes características entre as lâmpadas estão fundamentalmente ligadas ao modo de como elas produzem luz. Nesse sentido, vamos analisar o funcionamento de três tipos de lampadas: incandescente, fluorescente e LED.

Índice 



Lâmpada incandescente

O funcionamento de uma lâmpada incandescente consiste na passagem da corrente elétrica através de um filamento. O filamento encontra-se dentro de um recipiente de vidro que contém um gás inerte a vácuo(evitando de pegar fogo). A passagem da corrente elétrica por esse filamento provoca um aquecimento, cuja temperatura pode chegar a 3.000 ºC.  Devido a temperatura altíssima o fio passa a brilhar e começa gerar luz.

A lâmpada incandescente apresenta uma grande desvantagem, pois transforma parte da energia elétrica consumida em calor. Em outras palavras, gera mais calor do que luz e provoca um consumo de energia elétrica muito alta.

Em junho de 2016, as lâmpadas incandescentes deixaram de ser vendidas em todo o Brasil. O principal objetivo é minimizar o desperdício no consumo de energia elétrica. Uma lâmpada desse tipo consume muito mais energia que uma lâmpada fluorescente e LED com mesma potência de luminosidade.

1
2
3

Artigos Relacionados


Sua reação

  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO