Por que os gatos possuem medo de água?

0

Se você possui um bichano em casa, já deve ter notado aversão a água que os gatos possuem. Você já deve ter se perguntado o porquê eles possuem esse medo. A ciência explica porque os gatos possuem medo de água. Confira.

Em regiões onde possuem climas mais quentes, os gatos selvagens costumam nadar em rios e lagos para se refrescar. Como os gatos domésticos são descendentes de felinos que habitavam regiões secas, esse hábito não é comum para eles.



Como a água era escassa na região onde os gatos domésticos viviam, então entrar nela não era questão de sobrevivência. Apesar de serem domesticados pelo homem há anos, os bichanos ainda não perderam essa mania.

Gatos não são 100% domesticados

Fonte da imagem: Portal do Cat

Mesmo os gatos estarem presente em lares a milhares de anos, eles ainda não foram 100% domesticados. Os bichanos ainda mantêm características de seus antepassados, entre elas o medo forte de tomar banho ou se molharem. O pelo molhado deixa sem agilidade e vulneráveis a ataques, sendo outro motivo de terem medo de banho.

Existe outra razão por qual os bichanos têm medo de água. Uma delas é o hábito de que o bichano é “educado”. Se você usou um borrifador de água quando filhote ou ele viveu na chuva, isso pode ter gerado um trauma para ele. Já os gatinhos que foram acostumados a tomar banho desde pequenos, eles reagem melhor quando estão molhados.

Gatos não precisam tomar banhos

Fonte da imagem: Cultura Mix

Os gatos destinam boa parte de seu tempo para a limpeza de seu corpo. Eles se lambem tempo todo e quando tomam banho eles ficam irritados, pois o seu trabalho é totalmente arruinado. Além disso, os bichanos possuem glândulas odoríferas para marcar território. Quando essa química entra em contato com a água, ela é totalmente perdida e deixa-os totalmente perdidos.

Artigos Relacionados


Sua reação

  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO