Como é elaborado e corrigido as provas de concursos públicos ou vestibulares?

0

Cada faculdade e concurso público possui seus próprios critérios de elaboração e correção de suas provas. Como não dá para falar de todas as universidades e concursos públicos, iremos mostrar alguns itens básicos que é usada na maioria das instituições de ensino do país. Como o volume de provas é muito grande, toda a correção é feita de forma computadorizada através de leitores ópticos.  

Confira abaixo como é corrigido e elaborado as provas de concursos públicos ou vestibulares.



Passo 1- É aberta uma seleção pela a empresa que organiza o concurso e quais as habilidades necessárias para as vagas. Com isso, cria-se uma base para definir, com auxílio de professores universitários, o conteúdo programático, publicado em um edital dois meses antes da realização da prova.

Passo 2- O planejamento envolve também profissionais de pedagogia e letras. Eles definem o número, ordem, nível de dificuldade de cada questão, tempo e formatos (dissertativa, V ou F, múltipla escolha e etc). Além disso, é estipulado o nível de escolaridade mínima dos candidatos.

Passo 3- Três bancas de especialistas- escolhidos conforme com os itens do conteúdo programático – elaboram as questões, sempre inéditas e exclusivas. Geralmente é trabalhada com mais de uma banca, para que assim aumente o sigilo.

Passo 4- Após a elaboração, o material é verificado questão por questão. Checam se as questões estão de acordo com o conteúdo, se são inéditas, se é clara ou se alguma alternativa não está óbvia.

Passo 5- As questões elaboradas pelas as bancas são misturadas em um processo informatizado. Conforme o tema, a dificuldade e formato, as perguntas são embaralhadas com o auxílio de um software, seguindo o padrão que foi determinado pelos organizadores da prova.

Para continuar lendo o artigo, utilize a paginação abaixo.

1
2

Artigos Relacionados


Sua reação

  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO