Qual é a origem da páscoa e do coelhinho da páscoa?

0

Para os cristãos, a Páscoa é a data mais importante de todas as suas celebrações. A data é um feriado que celebra a ressurreição de Jesus Cristo ocorrida após três dias de sua crucificação. O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo, precedido por um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências (Quaresma). 

A semana santa é celebrada na última semana do período da Quaresma, que inclui o chamado Tríduo Pascal, incluído a Quinta-Feira Santa, que celebra a Última Ceia e a cerimônia do Lava Pés que a precedeu. Também ocorreu a Sexta-Feira Santa, data que relembra a crucificação de Jesus Cristo.



A palavra Páscoa é derivada deriva, através do latim Pascha e do grego bíblico Πάσχα Paskha, do hebraico פֶּסַח (Pesaḥ ou Pesach), a Páscoa judaica.

A celebração acontece numa data que cai entre 22 de março a 25 de abril. Essa data é comemorada por muitas nacionalidades, marcadas por diversos costumes, tradições e símbolos. Uma dessas tradições é símbolos é o Coelhinho da Páscoa e o caça ovos.

O Coelhinho da Páscoa foi introduzido na América por imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII . O coelho foi adotado como símbolo da Páscoa devido a sua alta capacidade de reproduzir e por representar o nascimento de uma nova vida. Nos povos antigos o coelho significa a troca da lua, pois para eles existia uma lua específica para a ocasião.

Uma lenda conta que uma mulher pobre havia pintado vários ovos de galinhas e os escondeu para dá-los aos seus filhos. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo pelo local e a partir daí espalhou-se que foi esse coelho que trouxe os ovos. Foi daí que várias crianças começaram a acreditar no Coelho da Páscoa.

Veja também:

Artigos Relacionados


Sua reação

  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO