Qual é a origem da árvore de natal?

0

A árvore de natal é a um dos símbolos mais populares na celebração de natal. Como sabemos, a árvore de natal pode ser uma árvore conífera de folhas perenes ou artificial. Costumamos enfeita-las com bolas natalinas e adornos. 

A árvore surgiu no terceiro milênio antes do nascimento de Jesus Cristo. Foi criada por civilizações europeias e asiáticas. A árvore na época era um símbolo divino para essas civilizações. Eles faziam festival em seu favor e a cultuavam ligando a entidades mitológicas. Sua projeção vertical da raiz até a ponta marcavam a aliança entre o céu e a mãe terra.



Quando era época de solstício de inverno, os povos da região dos países bálticos cortavam um pinheiro e levavam a suas casas. Lá a enfeitavam de forma semelhantes do que fazemos nos dias atuais. A primeira árvore de natal foi decorada em Riga, na Letônia, em 1510.

No século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença cristã, cortando um pinheiro sagrado dos povos pagãos. Como não teve sucesso, decidiu então a associar o formato triangular á Santíssima Trindade e as folhas perenes e resistentes a eternidade de Jesus, nascendo assim a Árvore de Natal.

A árvore moderna que conhecemos hoje foi criada na Alemanha a partir do século XVI e XVIII. A tradição que é feita pelos católicos, protestantes e ortodoxos ganhou toda a América Latina no século XX.

Artigos Relacionados


Sua reação

  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO