O que acontece se espirrarmos com os olhos bem abertos?

0

Espirrar é uma sensação prazerosa, isso não podemos negar. O espirro é uma ação involuntária do corpo responsável por expelir substâncias que estão ocasionando irritação no nariz como pólen e, principalmente, poeira.

Considerada como uma “máquina” poderosa por muitos cientistas, o cérebro humano capta uma mensagem das terminações nervosas presentes no nariz e, em fração de segundos, o peito contrai o pulmão, a garganta se comprime e expulsa a substância que está ocasionando irritação no nariz



É importante lembrar que não é somente as substâncias estranhas que ocasionam irritação no nariz.  Temperaturas mais baixas ocasionam um inchaço em nossas cavidades nasais, causando irritação o que leva ao espirro. O grande responsável por isso é a quantidade de muco produzido, no qual faz entupir o nariz e o corpo tenta libera-lo.

É verdade que se espirrarmos com os olhos abertos ele solta para fora?

Isso não passa de um mito. Como nossos olhos estão bem fixados em nosso corpo, se espirrarmos com os olhos bem abertos eles não seriam capazes de soltar para fora. Outro fator que contribui para que os olhos não soltem é o reflexo durante o espirro. As pálpebras se fecham e deixam os olhos ainda mais seguros em nosso corpo.

Pequenas curiosidades sobre o espirro

Assim como a voz humana, ninguém espirra igual. Existem pessoas que soltam um espirro com a capacidade sonora bem alta, outros já fazem uma série de espirro que podem atingir a marca de 10 a 20 espirros por segundo.

Muitos dizem que é muito importante expelir tudo para fora, ou seja, não trancar o espirro dentro de si. É importante soltar a impureza presente no corpo, pois se você não fazer isso, você poderá espirrar dentro de alguns minutos novamente ou machucar algum órgão interno.

Artigos Relacionados


Sua reação

  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO