Quem inventou a lâmpada?

0

A primeira lâmpada foi feita pelo o cientista Tomas Alva Edison em 1880. Antes já era empregado a energia elétrica em lâmpadas de arco que era empregado somente em iluminação pública.  Elas eram construídos por duas hastes de carvão, pontudas e com dois externos com distancias curtas, fazendo passar a corrente que formava uma carga muito luminosa entre uma ponta e outra.

Após estudos, Edison descobriu que as hastes de carvão não podiam estar em contato com o ar e esse era o fator no qual as lâmpadas duravam muito pouco. Tendo isso em mente, Thomas decidiu deixar essas hastes queimar no vácuo dentro de uma ampola de vidro. Após alguns dias, ele notou que a lâmpada durou mais que eram usadas nas iluminações públicas, surgindo assim a primeira lâmpada incandescente.



Edison ainda tentou criar lâmpadas  mais duráveis. Ele tentou usar um filamento de platina para tornar ela mais incandescente, mas portanto esse material era muito caro e não obteve sucesso. Na segunda tentativa tentou usar filamentos de carvão, empregando um mero fio de algodão. A primeira lâmpada que foi feita com a segunda tentativa, que era contida num tubo de vidro sem ar, durou cerca de 40 horas, que foi o recorde nessa época. Mas o cientista ainda não parou por ai, tentou usar vários outros metais, como papelão carbonizado e bambu, também carbonizado, esta ultima durou cerca de dez anos. Hoje em dia, as lâmpadas são fabricadas com fio de tungstênio.

 

Artigos Relacionados


Sua reação

  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO