Conheça alguns hábitos do Aedes aegypti

0

Como todos nós sabemos, a dengue, a chikungunya e o vírus da zika são transmitidos pelo o mosquito Aedes aegypti. Hoje em dia o mosquito da dengue, como é conhecido por muitos, está cada vez mais resistente a alguns inseticidas e possui alguns hábitos diferentes do que o mosquito comum, além de não transmitir somente a dengue como costumava a ser alguns anos atrás. Só para se ter uma ideia, hoje o Aedes e capaz de se reproduzir em qualquer tipo de água parada, seja limpa ou seja suja.

Além do hábito de se reproduzirem na água parada, você conhece outros hábitos do mosquito Aedes aegypti? Pensando nisso fizemos uma lista com alguns dos seus hábitos ajudando a você se prevenir contra o inseto. Confira.



É a fêmea que pica

femea

Assim como o mosquito comum quem pica a pessoa é a fêmea. O vírus é transmitido através da saliva que o inseto usa para limpar o local da picada. Cientistas acreditam que após picar uma pessoa o mosquito está pronto para transmitir a doença novamente em até oito dias.

É de fácil identificação

Aedes-aegypti-macho-e-fêmea
Aedes aegypti fêmea e macho. (Fonte da Imagem: MDSaúde)

Para identificar um mosquito Aedes aegypti é bem fácil. Bem menor que um mosquito comum, o inseto possui menos de um centímetro de tamanho, possui a cor preto ou café e também possui listras brancas em seu corpo. Para ficar ainda mais fácil na identificação, todos os mosquitos dessa espécie costumam ter uma mancha prateada com desenho semelhante a uma lira ou um violão na parte dorsal de seu corpo.

Eles possuem hora preferida para picar

Diferente dos mosquitos comuns, o Aedes costuma picar durante o dia.  A hora preferida deles se alimentarem é durante o início da manhã e o fim da tarde, pois eles não gostam muito de sol quente. Então é muito importante lembrar que não é recomendado deixar o ambiente do local bem iluminado, pois isso pode ser um grande atrativo para o mosquito. Apesar de não gostarem de sol quente, um inseto da espécie pode aproveitar uma pequena sombra para ir até ao alvo para se alimentarem.

Apesar de se alimentar durante o dia, existem grandes indícios que o mosquito também se alimenta de noite, dependendo do lugar e da região em que estão, principalmente se o ambiente é bem iluminado.

A reprodução é rápida e seus ovos são bem resistentes

Ovos do Aedes aegypti. (Fonte da imagem: Jornal Hoje Livre)
Ovos do Aedes aegypti. (Fonte da imagem: Jornal Hoje Livre)

O embrião do mosquito leva cerca de 48 horas para se desenvolverem. Após esse período, o ovo do inseto fica muito resistente e consegue sobreviver até um ano sem água ou umidade. O ciclo de transformação para a fase adulta é mais rápido no verão, especialmente em lugares que fazem mais de 30ºC de temperatura. O tempo que a larva do mosquito leva para chegar a fase adulta é de até 10 dias.

Qualquer água parada serve

O mosquito Aedes gosta de qualquer tipo de água parada, seja limpa ou suja, desde que ela esteja em ambiente com iluminação e temperaturas ideais. É por conta disso que ele gosta de se reproduzir em qualquer lugar onde tenha água parada, como caixas d’agua, piscinas e pneus velhos.

O Mosquito prefere qualquer parte do corpo

Segundo cientistas, as partes favoritas do mosquito é a região dos pés e das pernas. Essas regiões são favoritas porque liberam uma espécie de ácidos que geram um cheiro que atrai o inseto. Apesar disso, o Aedes também gosta de outras regiões do corpo, especialmente aquelas que estão mais acessíveis. Então é muito importante cobrir bem o corpo, utilizar calças, tênis e repelentes para prevenção.

O repelente afasta o inseto?

repelente

Os repelentes industriais são os mais indicados contra o mosquito, mas, porém, eles ainda não são eficazes. O produto deve ser utilizado com outras prevenções preventivas, como utilizar roupas longas, telas e mosquiteiros.

O tempo de vida do mosquito é curta

O Aedes aegypti possui o tempo de vida de 45 dias. Apesar disso, o mosquito é capaz de voar mais de cem metros de altura e possui a capacidade de colocar mais de 300 ovos durante sua vida.

Fonte: Uol

Imagens: Internet, Uol e MDSaúde

Artigos Relacionados


Sua reação

  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO