7 curiosidades sobre o Corpo Humano

0

Você um dia já parou para se perguntar porque bocejamos quando vemos alguém bocejar? Ou porque aquele filme chato dá muito sono? São essas e outras perguntas curiosas sobre o corpo humano que o Manual dos Curiosos irá desvendar para você. Confira.

1- Por que bocejamos?



A resposta para essa pergunta é bem fácil e simples.O bocejo é uma forma de respirar fundo para levar mais oxigênio para o sangue. Isso geralmente acontece quando você está com muito sono e a atividade cerebral diminui.

2- Por que o bocejo é contagioso?

Existem duas teorias sobre essa pergunta:

1ª teoria: segundo biólogos, o fenômeno de bocejar era usado na antiguidade como uma forma de comunicação utilizado durante a caça. O bocejo era uma forma silenciosa de avisar ao companheiro que deu conta do recado.

2ª teoria: neurocientistas, acreditam o contagio da boca aberta á empatia – a capacidade de nós colocar no lugar de outras pessoas, ou seja, é como se agente imitasse os gestos que outras pessoas estão fazendo na rua.

3- Quais são as partes mais resistentes do corpo?

Temperatura:

A parte de nosso corpo que mais aguenta calor é nosso pé. O solo do pé possui uma camada de 6mm de espessura contra 0,5 a 2mm de outras partes do corpo. Outros lugares que também são resistente ao calor são o cotovelo e o calcanhar.

Pancadas:

O fêmur é o osso mais longo e resistente a pressão. O fêmur é capaz de suportar 5x mais o peso do seu corpo. A sua resistência varia muito entre os gêneros- o homem possui o fêmur mais resistente do que da mulher.

4- Quando maior o nariz mais ajuda a respirar melhor?

Não. Respirar melhor depende muito da cavidade interna do nariz e do septo.

5- Por que as coisas chatas dão sono?

Quando vimos aquelas coisas chatas, por exemplo, um filme, o cérebro diminui seu ritmo e a respiração fica mais lenta, fazendo com que o nível do gás carbônico no sangue aumente.

6- Da onde vem a dor de cabeça?

O nosso cérebro não possui nociceptores- nociceptores seriam nada menos que os receptores da dor – , ou seja, a dor de cabeça não vem de nosso cérebro, ela vem da meninge- membrana que envolve a camada cinzenta – ou dos músculo do cérebro e do pescoço.

7- Como aparece o soluço e como se forma o som?

O soluço aparece quando bebemos muito líquido ou quando comemos muito, fazendo com que o estômago se inche e o nervo frênico fique pressionado. Também acontece quando choramos ou damos gargalhadas demais deixando a respiração descontrolada.

O seu barulho acontece quando o diafragma se contrai, a laringe reage cortando a passagem do ar entre a boca e os pulmões. Isso faz as cordas vocais vibrem de um jeito engraçado.

Artigos Relacionados


Sua reação

  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO