Quais são os lugares mais quentes do planeta?

0

Só para se ter uma noção, a temperatura mais alta já registrada ocorreu no deserto de Lut, no sudeste do Irã, em meados de 2005. Segundo os dados enviados pelos satélites, a temperatura nesse local, principalmente no solo, chegou a casa dos 159 graus Fahrenheit, cerca de 70 graus Celsius. Além do deserto de Lut existem outros lugares quentes que nenhum ser humano ou algum animal conseguiria sobreviver. Confira.

Vale da Morte, Califórnia



vale da morte
Clique na imagem para ampliar.

Se o deserto de Lut já é quente, imagina então a região da Vale da Morte, localizada na Califórnia. O título de lugar mais quente do mundo venho em 1972, quando o local atingiu a marca dos 93 graus Celsius.

Localizada no norte do Deserto de Mojave, na Califórnia, Estados Unidos, o Vale da Morte possui uma extensão de 255km ao longo da fronteira. Apesar de a temperatura do local ter chegado ao seu auge em 2005, o local já era conhecido por ter um clima extremamente quente. A região recebeu o título de mais quente após garimpeiros e perfuradores explorarem o local em busca de ouro durante a grande corrida do ouro de 1849. Eles relatam que o local é tão quente que ficou muito mais difícil de explorar o local e que uma morte foi registrada devido as altas temperaturas.

Além da temperatura alta, o local fica ainda mais dramático e um pouco assustador por ser localizado 86 metros abaixo do nível do mar. Além disso, o relevo do local é altamente montanhoso e contém montanhas de até 1500 metros de altitude.

Dallol, Etiópia

dallol

Localizado no norte da Etiópia, Dallol é o local considerado mais quente do planeta. Esse local costuma ser quente durante todo o ano devido as larvas que são expelidas pelos vulcões que cercam a região. Estima-se que o local já foi habitado durante alguns anos e, devido a temperatura média anual de 34ºC, hoje a região é considerada como uma cidade fantasma. Apesar de possuir uma temperatura média baixa, o local é extremamente quente devido ao alto índice de umidade relativa do ar que ultrapassa a casa dos 60%. Com isso tudo, o local é considerado como o verdadeiro inferno do Planeta Terra.

Bancoque, Tailândia

tailandia_banguecoque

A cidade que é considerada uma das mais quentes do mundo é Bancoque, a capital da Tailândia. Sua temperatura média anual chega a ultrapassar os 40ºC. Apesar de já ter possuído temperaturas abaixo de 10ºC, a cidade raramente fica frio e, por possuir um clima tropical seco, raramente chove granizo na região e as temperaturas mínimas não ultrapassam de 26,5ºC.

Deserto de Lut, Irã

foto-deserto-lut-ira-10-lugar-mais-quente-da-terra

O Deserto de Lut, localizado no sudeste do Irã, é o local que possui as temperaturas mais quentes do planeta. Só para se poder ter uma noção, entre 2004 e 2005, os satélites acusaram que o local já obteve a temperatura na casa dos 70ºC. O Deserto de Lut faz parte dos desertos de latitudes médias, como o Deserto do Saara e o deserto de Sonora, nos Estados Unidos. Essas regiões são conhecidas por terem condições atmosféricas prevalecentes que  impedem uma precipitação regular.

Artigos Relacionados


Sua reação

  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO