Curiosidades sobre o Muro de Berlim

0

Sabemos que a construção do Muro de Berlim foi construido após o fim da Segunda Guerra Mundial. Sendo o maior símbolo após essa guerra, o Muro de Berlim separou a Alemanha em oriental e ocidental, no quais tornaram esses lugares praticamente como se fosse um país no qual não se falavam. Vigiada por mais de 11 mil soldados, atravessar esse Muro era quase impossível, se tornando burocrático e muito perigoso. Esse fato ocorreu por mais de 28 anos, tendo seu fim em 1989, após a sua demolição.

Com todos esses anos, muitas pessoas não sabem que o Muro de Berlim é repleto de curiosidades que marcaram sua história, nos quais muitos deles não estão presentes em livros de histórias, mas sim na lembrança de quem viveu esse fato. Confira abaixo algumas curiosidades sobre o Muro de Berlim e relembre alguns fatos que marcaram a história da Alemanha e do Mundo.



Somente pessoas inteligentes poderiam atravessar

Estimativa de como seria o Muro de Berlim visto em satélite.
Estimativa de como seria o Muro de Berlim visto em satélite.

Um dos objetivos da construção do Muro de Berlim era segurar pessoas inteligentes. Esse fato se dá por causa que mais de 3 milhões de pessoas abandonaram a Alemanha Oriental antes da construção do muro. Além disso, a maioria dessas pessoas buscavam melhores condições e qualificações profissionais, tanto que a maioria deles estavam compostos por médicos, engenheiros, professores e outros profissionais.

Ao contrário de muitas barreiras já construidas durante a História, no qual tinham o objetivo de proteger os moradores ou o exercito de um determinado local, a construção do Muro de Berlim serviu para impedir que muitas pessoas fugissem para o outro lado, tanto como oriental e ocidental.

Barreiras humanas durante a construção do muro

Construção do Muro de Berlim

Após ter acertado o decreto da construção do muro, em 13 de agosto de 1961, o atual presidente da época, ordenou o início da construção do muro que ficaria marcado na História. Mas, o que mais chama a atenção, é que durante a construção, foi ordenado que fosse montado uma barreira humana composto por soldados e veículos blindados.

Aos poucos o muro foi deixando o “amadorismo”

Mais de 300 torres de observações foram construídos durante a história.
Mais de 300 torres de observações foram construídos durante a história.

Após um inicio de amadorismo, repleto de barreiras com arames farpados, o Muro de Berlim passou por constantes transformações durante sua construção. Numa dessas melhorias foi construidos mais de 300 torres de vigilância, com monitoramento feito por mais de 11 mil soldados. Além disso, certos lugares receberam obstáculos muitos perigosos que deixavam a travessia impossível.

A zona da morte

Barreiras que impediam pessoas atravessar o muro.
Barreiras que impediam pessoas atravessar o muro.

Durante muitas tentativas de atravessa-lo, o Muro de Berlim ganhou muitos obstáculos perigosos e que levavam a morte daquele que tentavam pular. Repleto de pregos, holofotes e minas enterradas, era impossível atravessar o muro em regiões nos quais muitos tentavam atravessar.

Era possível atravessar o muro através de lugares específicos

11155417213717

Atravessar o muro era possível graças a lugares específicos. Chamado de Checkpoint Charlie, um dos lugares mais famosos da época, era permitido que muitas pessoas atravessassem para o outro lado da Alemanha. Mas, apesar disso, a burocracia para isso era extremamente grande para que pudessem atravessar, pois levava dias para que isso pudesse ocorrer.

Suborno era o fator que deixava atravessar

o-trecho-mais-longo-do-antigo-muro-de-berlim-abriga-uma-curiosa-galeria-de-arte-ao-ar-livre-conhecida-como-a-mais-extensa-em-seu-genero-logo-apos-a-sua-queda-em-1989-este-pedaco-de-muro-com-1316-1364500723028_750x500

Durante a história do muro, estima-se que mais de 10 mil pessoas tentaram atravessar e  que somente a metade delas conseguiram. Existem relatos que a maioria dessas pessoas conseguiram através de subornos para os soldados que faziam a vigilância do muro.

Você pode ter um pedaço do Muro de Berlim em sua casa

 

Como a derrubada do Muro de Berlim começou a ser feita pela a população, muitas dessas pessoas conseguiram guardar um pedacinho do muro como relíquia ou para a lembrança desse fato. Até hoje, inúmeras dessas pessoas colocam em leilão esses pedaços ou colocam a venda na internet.

 

 

Artigos Relacionados


Sua reação

  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO