Como surgiu a tradição de montar Árvore de Natal?

0

Estamos a cada dia mais próximos do Natal e, sem sobras de dúvidas, um dos maiores símbolos da data festiva é a Árvore de Natal. Mas afinal, como surgiu a tradição de todos os anos montarmos a Árvore de Natal para celebrar a data festiva? Confira abaixo a resposta.

Existem diversas histórias que contam como surgiu a tradição de montar a Árvore de Natal. Uma delas ocorreu durante o segundo ou terceiro milênio a.C. quando povos indo-europeus estavam se expandindo pela a Europa. Estes povos acreditavam que as árvores eram uma expressão da energia e fertilidade da Mãe Natureza, ao qual lhe rendiam um culto. Como os carvalhos estavam sem folhas durante o inverno, estes povos costumavam a enfeita-los com diversos enfeites. O objetivo disso tudo era atrair o espírito da Natureza, ao qual achavam que tinha fugido.



Outra história conta que a tradição de montar a Árvore de Natal começou com Martinho Lutero, na Alemanha, em 1530. Durante um passeio noturno pela a floresta, Martinho se encantou com a neve sobre os pinheiros e, então, decidiu montar uma réplica em sua casa. Com auxílios das estrelas, Lutero começou a reproduzir uma Árvore de Natal a qual enfeitou os galhos com algodão, estrelas e com outros enfeites. Com auxílio de uma vela, Lutero mostrou aos seus familiares à bela imagem que presenciou durante o seu passeio noturno.

A tradição de montar Árvore de Natal foi trazida por alemães, durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores estão presentes em diversos lugares e, além de enfeitar, simbolizam alegria, paz e esperança.

Artigos Relacionados


Sua reação

  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO