Qual é a função do bigode dos gatos?

0

Conhecidos também como vibrissas, os bigodes são pelos flexíveis, longos e grossos localizados no rosto de um gato, na parte fofa, entre seu focinho e sua boca.  Assim como unhas e cabelo, o bigode pode cair naturalmente e ser substituído por um novo.

Os felinos possuem pelos semelhantes ao seu bigode nas sobrancelhas, na parte de trás das patas da frente e no seu queixo. Mas como esse artigo é apenas para explicar qual é a principal função de seus bigodes, então vamos lá.



Sua principal função é dar orientação, indicar o seu senso de humor e ver se ele vai entrar em uma abertura. Então, os bigodes nunca devem ser aparados ou cortados, pois se isso acontecer, o felino irá ficar desorientado e irá bater em móveis quando estiverem no escuro.

Como isso acontece?

A corrente de ar presente na sala muda conforme a localização dos móveis. Quando o felino anda para sala e se aproxima de uma poltrona, por exemplo, ele sabe qual a direção que deve tomar baseando-se apenas na mudança da corrente de ar, dando a orientação de onde ele deve ir.  É por isso que eles conseguem andar no escuro sem se baterem.

Apesar de ser o seu principal objetivo, o bigode dos bichanos não serve apenas para dar orientação: eles também indicam o seu humor e se ele vai caber ou não em uma abertura. Quando estão bravos ou na defensiva, seus bigodes ficam para trás, já quando estão felizes, eles ficam relaxados para frente.

Os bigodes dos felinos possuem a mesma largura de seus corpos e suas pontas são sensíveis à pressão. É por isso que costumamos ver um bichano entrar de um buraco e sair logo em seguida, pois eles estão medindo o tamanho da abertura, para ver se cabem ou não. Apenas uma observação: os gatos não possuem clavículas como os humanos, por isso é que eles conseguem se locomover em buracos estreitos com bastante facilidade.

Artigos Relacionados


Sua reação

  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO