Os 6 vulcões ativos no continente americano

0

Como sabemos, os vulcões são estruturas geológicas criadas a partir da liberação de magma, gases e partículas quentes para a superfície terrestre. Quando entram em erupção, eles liberam altas doses de poeiras, gases e aerossóis para a atmosfera, causando grande poluição natural e uma série catástrofes. Eles podem ter o formato cônico ou montanhoso.

Ao todo são mais  de 20 vulcões mais ativos no planeta Terra, na qual a maioria deles ficam localizados nas bordas das placas convergentes. Logo abaixo, apresentamos os seis vulcões ativos no continente americano segundo o  Global Volcanism Program.



Reventador- Equador

Possui o pico de 3565 m de altura é considerado o vulcão mais ativo do Equador. Sua última grande erupção aconteceu no dia 2 de novembro de 2002, produzindo uma coluna de fumaça de 18 km de altura.

Soufriére Hills- Montserrat

Soufriére Hills fica localizado nas ilhas caribenha de Montserrat. Após longo período de dormência o vulcão despertou em 21 de Julho de 1995, causando uma grande erupção.

Arenal- Costa Rica

Com o pico de 1675m de altura é considerado o vulcão mais novo e ativo da América Central. Teve sua última grande erupção em 1968 resultando na morte de várias pessoas.

Popocatepetl- México

Popocatepetl é o maior e o mais ativo vulcão do México. Após 50 anos de dormência, o “”Popo””, como é conhecido, entrou novamente na ativa em 1994 causando explosões de gases e um acumulo muito grande de fumaça.

Redoubt- Alasca(EUA)

O vulcão é considerado o mais ativo e alto do Alasca. Sua última grande erupção aconteceu em 2009.

Kilauea- Hawaii

O Kilauea é o vulcão mais ativo do Hawaii. Em dezembro de 2005,a parede de rocha que o constituía desmoronou, formando um grande abismo de 18 metros à beira do mar. A sua atividade mais recente aconteceu em agosto de 2011.

 

Artigos Relacionados


Sua reação

  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO