Tecnologia

10 curiosidades sobre o Google

15 de agosto de 2017 Nenhum comentário

A Google iniciou seus serviços a partir da criação do Google Search, mecanismo de pesquisa desenvolvido a partir do projeto de doutorado de Larry Page e Sergey Brin em 1996. Hoje ele é o buscador mais utilizado e reconhecido do mundo todo.

Hoje a empresa não opera somente no ramo de buscas. Existem diversos serviços online que também são pertencentes a empresa. Gmail, Google Drive, Tradutor, Google Chrome, Android, dentre outros serviços, também pertencem a gigante Google.

Adotando o sistema de administração moderna, hoje os funcionários da empresa são livres para decorar suas mesas, possuem sala de jogos para a distração durante o trabalho, aulas de dança e podem até levar seus animais de estimação. Essas são uma das curiosidades que rodam a empresa.

Veja abaixo uma lista das 10 curiosidades sobre o Google.

Veja também
O Ursinho Pooh, na verdade, é uma fêmea Prepara-se para se surpreender e talvez estragar um pouco de sua infância. Na história original, Winnie the Pooh, o famoso e querido Ursinho Pooh, é n...
Qual foi o primeiro celular a ser comercializado n... Conhecido mais como “tijolão”, o aparelho começou a ser vendido no Brasil na década de 90. Sua venda inicial começou na cidade do Rio de Janeiro. Com ...
Três décadas de Windows: confira a evolução da int... Em 20 de novembro de 1985, há exatamente 30 anos atrás, a Microsoft lança no mercado o seu primeiro sistema operacional: o Windows 1.0, um sistema ope...

1) O primeiro Google Doodle

O primeiro Doodle da empresa não foi para um evento festivo ou uma data especial. O primeiro Doodle foi um simples aviso que os criadores da empresa estavam viajando a negócios.

Em 1998, Brin e Page foram ao festival Burning Man, em Nevada. Durante a sua ida ao festival, os criadores colocaram um boneco no logo do buscador, comunicando que estariam indisponíveis para o suporte técnico.

2) O antigo nome da empresa era BackRub

No início a empresa se chamava BackRub. O nome atual surgiu através de um termo de matemático que significa 1 seguidos de zeros (Googol).

3) O primeiro servidor da empresa era de LEGO

O primeiro gabinete de servidor da empresa era feita com peças de LEGO, bem colorido e cheio de bonequinhos no topo. As cores são iguais aos usadas no logo da empresa. Esse servidor pode ser visto na foto acima.

4) O primeiro Tweet do Google

O primeiro Tweet do Google foi uma pequena mensagem escrita de forma binária.

“I’m 01100110 01100101 01100101 01101100 01101001 01101110 01100111 00100000 01101100 01110101 01100011 01101011 01111001 00001010.”

Em binário, “I’m feeling lucky”, o famoso “Estou com sorte”.

5) Google aluga cabras para cortar a grama

Parece mentira, mas não é.  A empresa aluga as cabras da Califórnia Graxing para aparar a grama e diminuir a quantidade de mato da sede. Ao todo são 200 cabras, um pastor e um cão. De acordo com o Google, alugar cabras é uma solução mais amigável ao meio ambiente e uma forma mais amigável com os cortadores de grama.

6) A palavra “Google” já foi incluído em dicionários americanos

O impacto na língua inglesa é inegável, inclusive sendo comum ao invés de dizer “search it” – procure isso. Após o surgimento da Google, muitos americanos acabavam substituindo pela expressão “google it”.

O Dicionário Oxford e o Merriam-Webster adicionaram a palavra “google” em 2006. Infelizmente, a  companhia desaprovou, ao contrário do que a maioria pensava.

A companhia escreveu em um post em seu blog oficial a seguinte mensagem: “While we’re pleased that so many people think of us when they think of searching the web, let’s face it, we do have a brand to protect, so we’d like to make clear that you should please only use “”Google”” when you’re actually referring to Google Inc. and our services.”

Adaptando para o português, ficaria mais ou menos assim: “Embora estejamos felizes que tantas pessoas pensem em nós, quando pensam em pesquisar na web, vamos encarar, nós temos uma marca para proteger, por isso gostaríamos de deixar claro que você só deveria usar “” Google “” quando você está se referindo ao Google Inc. e os nossos serviços, por favor.””

7) É permitida a entrada de cachorros na sede, mas gatos não é recomendado

A empresa permite que seus funcionários levem seus melhores amigos para o trabalho, tendo até um nome para os cães: “company dogs”.

É claro que existem regras e limitações. Em caso de mal comportamento ou dejeto em lugares impróprios, o cão deverá ficar em casa.

Gatos não são bem-vindos. O código de conduta do Google diz: “ A afeição do Google por nossos amigos caninos é uma faceta integral de nossa cultura corporativa. Nós gostamos de gatos, mas somos uma companhia canina, então como regra geral achamos que a visita de gatos ao escritório não é recomendável”.

8) O primeiro lanche da empresa

O docinho mastigável “Swendish Fish” foi o primeiro snack a ser pedido no escritório do Google. Atualmente, o Google é conhecido por oferecer lanches e bebidas gratuitas aos seus funcionários.

9) O logo do Google não era centralizado até 2001

Para os fanáticos da simetria, esse detalhe não deve ter passado desapercebido.

A página inicial “clean” do Google é considerada um clássico do design na web, porém seu logo durante muito tempo era mais para a esquerda. Só passou a ser centralizado em 31 de março de 2001.

10) Um Tiranossauro Rex é o enfeite mais famoso no Googleplex

Existem muitas curiosidades a serem vistas no Googleplex. Umas das mais legais é o esqueleto gigante de um Tiranossauro rex. Foi apelidado de Stan  e os ossos de um dinossauro de verdade foram realmente encontrados perto da sede. Além do dinossauro, podem ser vistas diversas decorações inusitadas, tais como flamingos, um homem de lego, andróides e a SpaceShipOne.


Posts Relacionados




Bruno Pinheiro

Formado em Administração e criador do Manual dos Curiosos, Bruno Pinheiro é apaixonado por sites e curiosidades. É o autor de todos os textos publicados no Manual dos Curiosos até agora.

Sua reação ao ler esse post
  • FASCINADO
  • FELIZ
  • TRISTE
  • IRRITADO
  • ENTEDIADO
  • MEDO
Comentários
Publicidade
Facebook
Youtube

Categorias
Parceiros